sexta-feira, 1 de julho de 2016

'Viver sem igreja está errado', afirma Augustus Nicodemus sobre os 'desigrejados'

'Viver sem igreja está errado', afirma Augustus Nicodemus sobre os 'desigrejados'

Nicodemos ressalta que este grupo prefere fazer suas atividades religiosas em casa: “Está desiludida da igreja"

Augustus Nicodemus
Augustus Nicodemus
O Reverendo Augustus Nicodemus explica o que são os “desigrejados” e sua opinião sobre esse grupo. “Vamos começar definindo os desigrejados, né? Porque esse termo é muito amplo e há diversos tipos de desigrejados. Você pode chamar de desigrejado aquela pessoa que frequentou alguma igreja e teve uma decepção ou receou-se ou se frustrou com alguma coisa, algum problema pessoal e se afastou da igreja”, inicia.

Nicodemos ainda ressalta que este grupo prefere fazer suas atividades religiosas em casa. “Está desiludida da igreja. Prefere ficar em casa, em casa lê a bíblia e ora. Tenta levar a vida cristã sozinha. Ela se alimenta do que ela ouve na internet, sermões, vídeos, pregações, mas ela não quer saber de frequentar uma igreja por causa dessa decepção que ela teve”, comenta.

“O termo desigrejado também é usado hoje por um movimento que conscientemente ataca a igreja como instituição, que diz que a igreja é uma instituição humana, que ela tem origem em Constantino, o imperador que legalizou o cristianismo como religião oficial no Império Romano. Que a igreja acabou virando quase que uma empresa, porque ela está presa a um templo, está presa a um CNPJ, ela tem regulamento, ela tem pessoal pago, ela pede o dízimo, ela vive de ofertas dos fieis”, continua o Reverendo.

“E ai há muitas críticas que são feitas a igreja como instituição. E esses desigrejados se reúnem em casas, se reúnem em grupos em qualquer lugar, em qualquer situação e evitam a institucionalização desse grupo”, pontua Nicodemus.

“Essa ideia não é nova, bem antes do movimento de desigejados moderno, na história da igreja, nos encontramos, por exemplo, irmãos, nos encontramos grupos dentro da reforma protestante que queriam uma organização informal ou com quase nenhumas organização em suas comunidades e assim por diante”, adicionou a sua explicação.

Logo após explicar, Nicodemus dá sua opinião sobre o assunto. “O que nós dizemos é o seguinte, sem dúvida nenhuma. Na hora que as igrejas se institucionalizam e viram empresas, alguma coisa está errada. Mas, a comunidade de cristãos precisa de um mínimo de organização. Jesus mandou batizar, Jesus mandou discipular, Jesus disse que tinha de ter disciplina, que se o irmão pecasse e não se arrependesse tinha de ser excluído, Jesus falou da liderança da igreja, o apóstolo Paulo constituía presbíteros e diáconos. Então, tudo isso implica um mínimo de estrutura para que você obedeça essas ordens do Senhor Jesus”, explica.

“Viver sem igreja está errado. Tentar ser crente em casa, sozinho, tá errado também. Criticar a igreja organizada, como se ela fosse a mãe de todos os males, tá errado, é ingratidão e desconhecer a história da igreja também. O que devemos fazer é reconhecer a necessidade de estarmos juntos com nossos irmãos e obedecemos o que Jesus mandou em termos de membresia. Nos edificar mutuamente, termos nossos mestres que ensinam a palavra de Deus, contribuir para o funcionamento da comunidade e assim por diante, mas jamais deixar a igreja e achar que ela é desnecessária para a vida do Cristão”, finaliza.

Assista o vídeo na íntegra


Fonte: guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário