segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Você já criou suas metas espirituais para 2013? Aprenda como fazer!

Quando o ano está terminando, e consequentemente outro começando, é comum as pessoas fazerem planos e traçarem suas metas para o novo ano que iniciará. As metas mais comuns são na área financeira, amorosa, familiar, profissional. Como discípulo de Jesus Cristo, não posso acreditar que discípulos de Jesus ajam fazendo apenas planos financeiros ou voltados ao consumo e suas necessidades pessoais de crescimento, visando única e exclusivamente o seu “eu”. Sou totalmente a favor e incentivo muito que os discípulos de Jesus tenham também seus planos espirituais muito bem definidos e traçados. Isso é totalmente possível e muito necessário!
 
Isso significa parar por alguns minutos e pensar espiritualmente no que está ocorrendo em sua volta, trazer à memória o que diz a Palavra de Deus e tomar posturas concretas em forma de planos a se cumprir no decorrer dos dias. Em minha opinião, um bom planejamento espiritual deve contar com os seguintes tópicos:
Já criou suas metas espirituais para 2013? Aprenda como!
MINHA VIDA ESPIRITUAL

Muitos naufragam em seus planos espirituais porque se esquecem de que são o maior patrimônio de seus planejamentos. Ou seja, planejam muitas coisas e se esquecem do principal: precisam cuidar de si mesmos. Assim, o primeiro ponto de um bom planejamento na área espiritual deve contemplar sua própria vida. Penso que esse planejamento deva contemplar pelo menos três importantes áreas:
 
Leitura bíblica: Você deve ter um plano diário de comunhão com Deus através da leitura da Bíblia. A Palavra de Deus é chamada de alimento. Ou seja, sem ela você irá ficar doente espiritualmente e sem condições de avançar em bons planos espirituais. Faça um plano de leitura bíblica e cumpra. Não sabe como fazer? Já ensinamos aqui no blog a criar seu próprio plano de leitura bíblica e também trouxemos um artigo com planos de leitura prontos para você usar, no artigo 6 planos de leitura bíblica super legais.
 
Oração: A oração é uma espécie de fortificante para nossa alma. Ela é uma ferramenta que nos liga profundamente a Deus e, junto com a Palavra de Deus, nos fortalece e nos prepara para aguentarmos o “tranco” de sermos fervorosos espiritualmente para cumprir nossas metas espirituais. Ela esteve presente em grande escala na vida de todos os grandes servos de Deus da Bíblia e é um caminho sobremodo excelente para que alguém esteja forte espiritualmente. Assim, faça seu plano de oração diária. Escrevemos aqui um ótimo artigo mostrando como falar com Deus e também falamos sobre os inimigos da oração e como vencê-los.
 
Jejum: Atualmente o jejum está meio em desuso, principalmente entre os jovens. Uma pena! Porém, ele é bíblico e também é uma poderosa ferramenta de fortalecimento e preparo espiritual. Um bom plano de jejuns é imprescindível a um servo de Deus que queira estar preparado para boas obras. Assim, você pode, desde já, estabelecer um cronograma de quando fará seus jejuns no próximo ano. Simples! Já escrevemos aqui um artigo respondendo a uma dúvida de uma leitora sobre se podemos fazer jejum de chocolate, de TV, etc. Você pode lê-lo para se aprofundar sobre a questão.
 
 
OLHANDO E PLANEJANDO PARA FORA
 
Agora que você já tem seus planejamentos espirituais prioritários, sua base, certamente estará bem nutrido e preparado para as boas obras que o Senhor preparou para você. Então, é hora de pensar um pouco “fora da caixa”, olhar para fora. Creio ser importante nesse ponto que você avalie sua vida, sua rotina, sua família e consiga encontrar algum tempo para dedicar-se mais profundamente ao evangelho e suas implicações. Nesse sentido, comece pelo que acha que pode fazer como discípulos de Jesus. Vou dar alguns exemplos para ilustrar:
 
- Vou me colocar à disposição pelo menos uma vez por semana para visitar irmãos afastados, pessoas enfermas, idosos, pessoas que precisam ouvir do evangelho.
 
- Vou me dispor diante da liderança da minha igreja para colaborar em algum ministério do qual eu tenha o dom para participar.
 
- Vou orar e me dispor para evangelizar colegas e gastar tempo com o discipulado deles.
 
- Vou marcar presença e colaborar, participando dos trabalhos “a”, “b”, e “c” que a igreja promove.
 
- Vou me organizar e começar a ofertar em missões e em projetos para o reino de Deus (projetos sérios, é claro)
 
- Etc…
 
Busque em Deus que Ele te indique a esfera de ação que Ele preparou para você. Esteja preparado e se prepare todos os dias para o trabalho para o reino de Deus!
 
CONCLUSÃO
Com muita simplicidade você poderá fazer um bom planejamento com boas metas espirituais para 2013. Mas antes de traçar essas metas, avalie como você está hoje, como esse ano de 2012 foi para você, o que precisa melhorar, o que precisa continuar, o que precisa ser cortado. Tenha os pés no chão e lembre-se que você também precisa contemplar em seus planos a sua família, o descanso, o lazer e outras coisas que julgar importantes. Mas, como disse Jesus, priorize o reino de Deus e as outras coisas, necessárias, serão acrescentadas com abundância pelo próprio Deus.
 
 

Por André Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário