quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

10 TEORIAS SOBRE O FIM DO MUNDO

 




Quanto mais os anos passam mais e mais teorias sobre o fim do mundo vem surgindo, algumas com mais e outras com menos adeptos. Os temas são os mais diversos, desde explosões espaciais até um calendário de uma civilização antiga, contudo por enquanto esses apocalipses só servirão de enredo para filmes hollywoodianos. Veja os 10 mais famosos:


1. Calendário Maia

Conta-se que o antigo povo maia, que viveu do sul do México à Guatemala até por volta do ano 1500, criou um calendário que aponta o fim do mundo em 21/12/2012. Pesquisadores já provaram que isso não passa de superstição.
Uma equipe de pesquisadores anunciou a descoberta do calendário maia mais antigo documentado até o momento, descoberta desmonta a teoria nada científica dos que preveem o fim do mundo em 2012, com base no calendário maia. Essa teoria se baseia na existência de 13 ciclos no calendário maia, conhecidos como “baktun”. Porém, os novos dados mostram que o sistema possui, na verdade, 17 “baktun”.

2. O Sol vai Morrer



Uma das teorias mais aceitas pelos cientistas é a da morte do Sol. Daqui a 7,5 bilhões de anos, o astro-rei vai crescer até engolir Mercúrio, Vênus e, talvez, a Terra. Aí, ele irá encolher e virar uma Estrela Menor com pouco brilho chamada anã branca. Mesmo que o planeta não seja engolido, sobreviver será impossível com tão pouca luz e calor.



3. Asteroide que se chocará com a Terra



Outra superstição gira em torno do asteroide Toutatis, que deve passar perto da Terra no final de 2012. Muita gente acredita que ele irá se chocar com o nosso planeta e o impacto causará catástrofes tão grandes que levará a humanidade à extinção. Nada disso! Já está provado que não existe risco de colisão

4. Terra Congelada



De acordo com o cientista russo Michio Kaku, da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, haverá um tempo em que a Terra se afastará do Sol. Se o planeta ficar muito longe do astro-rei, virará uma enorme bola de gelo sem vida. A teoria do pesquisador, no entanto, não é aceita pela maioria dos cientistas.

5. Vírus com superpoder



Um supervírus capaz de eliminar a vida no planeta parece ficção científica. Só que hoje não é tão difícil assim criar um vírus em laboratório. Se um cientista maluco conseguir fazer um bem poderoso que, por exemplo, possa ser transmitido pelo ar, adeus, humanidade.

6. Planeta andarilho



O astrônomo israelense Zecharia Sitchin, que morreu em 2011, afirmava que há um planeta gigantesco vagando pelo sistema solar. Batizado de Nibiru, ele poderia passar bem perto da Terra, e, com a atração gravitacional que possui, gerar muitos desastres por aqui. Terremotos, maremotos e erupções de vulcões acabariam com a vida terrestre – e o planeta ainda poderia se chocar com a Terra! Até agora, nenhum cientista conseguiu ver o tal astro. Tudo não passa de mais uma teoria bizarra.

7. Aquecimento Global



Com certeza, você já ouviu falar do aquecimento global, que deve aumentar a temperatura do planeta em até 5 graus Celsius nos próximos 100 anos. Parece pouco, mas é o suficiente para causar estragos e levar muitas espécies à extinção. E, se o calor aumentar ainda mais, toda a vida por aqui correrá risco! Os cientistas ainda não sabem dizer como esse fenômeno afetará a Terra daqui a centenas de anos.

8. Vulcões Subterrâneos



Imagine um vulcão tão grande que, dentro dele, caberia uma cidade inteira! Cientistas acreditam que os supervulcões existem mesmo embaixo de algumas cidades do mundo. Se um deles entrar em erupção, será como um asteroide se chocando contra a Terra: além de terremotos e maremotos, a grande quantidade de fumaça e gases expelidos durante a erupção envenenaria o ar que respiramos. E aí já sabe...

9. Estrela que vai Explodir



Quando uma estrela muito maior do que o Sol começa a morrer, ela libera muita energia e pode brilhar mais do que uma galáxia inteira. Se isso acontecer perto de nós, a radiação liberada acabará com a vida no nosso planeta. O pior é que a estrela Eta Carinae (a cerca de 7,5 mil anos-luz de distância) pode explodir a qualquer momento. Calma! Para os astrônomos, a qualquer momento significa nos próximos 30 mil anos. Ufa!

10. Choque de Galáxias



A Via Láctea (galáxia onde está o sistema solar) um dia irá colidir com a galáxia vizinha, Andrômeda. Cientistas dizem que a Terra e o sistema solar não serão destruídos. Mas preveem mudanças, como o Sol ser arrastado para longe ou ele e nosso planeta trocarem de posição (e adeus à vida por aqui!). Só não precisa sair correndo agora. Isso só deve acontecer daqui a cerca de 4 bilhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário