quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pesquisa mostra que após cristãos e mulçumanos, sem-religião são 3º maior grupo no mundo

Pesquisa mostra que após cristãos e mulçumanos, sem-religião são 3º maior grupo no mundo
Os resultados do primeiro relatório Global Religious Landcaspe (Panorama Global da Religião) apontam que o grupo dos que se declaram ateus, agnósticos ou sem religião já é o terceiro em todo o mundo, ficando atrás apenas dos que se dizem cristãos ou muçulmanos.
 
A pesquisa foi realizada com dados de quase todo o planeta e organizada pelo Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública, parte da organização independente Centro de Pesquisas Pew, em Washington.
 
As pessoas que se declaram ateus, agnósticas ou não filiadas a alguma religião formam 16,3% da população mundial, ficando atrás apenas dos 31,5% da população mundial que se consideram cristãos (incluindo católicos romanos, ortodoxos e protestantes), e dos muçulmanos (sunitas e xiitas), com 23,2% do total.
 
Em seguida aparecem hindus, 15%, budistas (7,1%), seguidores de religiões étnicas ou folclóricas (5,9%) e judeus (0,2%).
 
Segundo a BBC, a pesquisa mostra que no Brasil, 7,9% dizem não ter religião ou não acreditar em divindade, sendo que 88,9% se declaram cristãos. Cerca de 2,8% dos brasileiros dizem pertencer a religiões étnicas, como o candomblé. Outros grupos, como judeus e muçulmanos, são menos de 1%.
 
Na China, 52,2% estão no grupo dos não religiosos. A maior parte dos que se declaram ateus, agnósticos ou sem religião estão em países comunistas ou ex-comunistas, onde tradicionalmente a religião não foi vista com bons olhos, como em Cuba, onde são 23% da população.
 
O país menos religioso na América Latina, segundo o estudo, é o Uruguai, com 40,7% da população dizendo não pertencer a nenhuma denominação. Entre eles está o presidente do país, José Mujica, que se diz agnóstico.


Por Dan Martins, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário