sexta-feira, 3 de julho de 2015

EUA: políticos estudam acabar com o casamento civil para não serem obrigados a unir homossexuais

EUA: políticos estudam acabar com o casamento civil para não serem obrigados a unir homossexuais
A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos favorável ao casamento gay não pôs fim à briga entre conservadores e a militância LGBT no país. Em estados que a união homossexual não havia sido aprovada, políticos e juristas estudam meios de impedir que pessoas do mesmo sexo possam se casar.
No Texas, Ken Paxton, procurador-geral do estado, afirmou que os juízes da Suprema Corte haviam agido como “ativistas” e “fabricado” um novo direito constitucional, mas que a decisão não diminuía os direitos civis da Primeira Emenda, que preveem o livro exercício da religião.
Dentro desse raciocínio, Paxton afirmou que os cartórios e demais instituições podem se recusar a celebrar o casamento gay por questões de fé: “Os funcionários podem alegar suas objeções religiosas para recusar a emissão de licença de casamento entre pessoas do mesmo sexo”.
De acordo com informações do Religion News Service, o procurador-geral afirmou que “os juízes de paz e juízes semelhantes podem reivindicar que o governo não pode forçá-los a realizar cerimônias de casamento do mesmo sexo sobre suas objeções religiosas”.
No estado do Mississipi, os legisladores estudam acabar com a exigência legal de casamento só para não ter que celebrar as uniões homossexuais. O presidente da Câmara estadual, Andy Gipson, diz que “uma das opções que outros estados têm olhado é a remoção da exigência de licença de casamento.
O governador do estado, Phil Bryant disse que faria tudo o que pode “para proteger e defender a liberdade religiosa de Mississippi”, e dentro dessa perspectiva, os parlamentares estão incumbidos de achar meios legais para agir contra o casamento gay.
“Vamos pesquisar quais opções existem. Eu, pessoalmente, posso ver os prós e contras para isso. Eu não sei se seria melhor não ter nenhuma certidão de casamento patrocinado pelo estado ou não. Mas é uma opção a ser considerada”, acrescentou Gipson, que é um pastor batista, segundo informações da revista Newsweek.
Por Tiago Chagas / via gospelmais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário