quarta-feira, 25 de julho de 2012

Índice de índios evangélicos têm crescimento de 42% em dez anos

Noticias Gospel – O Censo 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que o número de evangélicos indígenas cresceu 42% nos últimos dez anos.

Os índios evangélicos já somam 210 mil pessoas, ou 25% do total da população indígena.
Noticias Gospel - Índice de índios evangélicos têm crescimento de 42% em dez anos
Segundo a Folha de S. Paulo, o crescimento entre essa população segue a tendência geral dos brasileiros, que registrou 61% de aumento entre 2000 e 2010.

Missões

Um dos fatores que tem aumentado o número de evangélicos entre a população indígena são as missões de evangelização que atuam em áreas isoladas onde vivem os índios.

Segundo Carlos Travassos, coordenador-geral do setor que monitora tribos isoladas e de recente contato na Funai (Fundação Nacional do Índio), a organização dessas missões têm aumentado. Os grupos missionários contam com recursos como aviões.

Uma dessas organizações é a Asas de Socorro, uma das 15 agências evangélicas filiadas à Associação de Missões Transculturais Brasileiras.
A missão possui voluntários que fazem ações de ensino, assistência social e treinamento de lideres indígenas.

Segundo os detalhes da pesquisa censitária, a maioria dos índios evangélicos é ligada à igreja Assembleia de Deus, ou seja, 31% ou 64.620 pessoas. Em segundo lugar vêm os batistas, com 17%, cerca de 35,5 mil pessoas.

Já o percentual de católicos indígenas caiu de 59% para 50,5% na última década.

Em 1991, a Funai expulsou as missões das aldeias mais incrustadas na floresta, porque os índios estavam morrendo contaminados com as doenças dos brancos. Mas a Funai permite que os índios convidem os evangelizadores, se desejarem, o que tem sido um caminho de volta dos pastores às aldeias.

Não há informações sobre o impacto dessa volta dos evangelizadores na saúde dos índios. Os missionários afirmam que têm dado assistência médica aos índios, além de levar a palavra de Jesus. Eles contam com apoio logístico que inclui até aviões para atingir as áreas mais distantes.

Também tem sido importante para a “obtenção de almas” a consagração de índios em pastores, os quais são mantidos sob a supervisão dos brancos.

Nas aldeias mais distantes, o pajé está sendo substituído pelo pregador índio ou tendo a concorrência dele na influência espiritual na tribo. Na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, funciona uma escola de formação de pregadores índios para atuar nas aldeias.

A Assembleia de Deus é a denominação mais forte entre os índios, com 31% do total dos evangélicos. Em seguida vem a Igreja Batista (17%).

Em março de 1991 foi criado o CONPLEI (Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas). O pastor Henrique Terena, presidente do conselho, disse que são muitos os benefícios das palavras de Jesus aos índios, incluindo o combate ao alcoolismo.

A primeira reunião do CONPLEI ocorreu em Brasília, na sede da Sociedade Bíblia. O seu mais recente encontro se deu na semana passada, com a participação de 2.500 pessoas de 81 etnias do Brasil e de países vizinhos.

Tratou-se de mais um oportunidade para “anunciar o Evangelho a todos os povos, nações ou línguas”, em atendimento ao “mandamento bíblico”, conforme os objetivos do conselho expressos em seu site.


Fonte: GospelPrime e Paulopes, Divulgação Noticias Gospel Guia do Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário