sexta-feira, 20 de julho de 2012

Após tiroteio em 'Batman', relembre atos de violência em salas de cinema

No Brasil, três pessoas morreram em 1999, em sessão de "Clube da luta".
Nos EUA, em 1979, houve duas tragédias em exibições do mesmo filme.

 
A tragédia desta sexta-feira (20) no Colorado, EUA, durante a exibição do novo"Batman", em que 12 pessoas morreram e 59 ficaram feridas a tiros, entra em uma triste lista de violência em salas de cinema pelo mundo.
Mateus da Costa Meira, que atirou contra plateia em cinema de SP (Foto: Reprodução/TV Globo)Mateus da Costa Meira, que atirou contra plateia em  cinema de SP (Foto: Reprodução/TV Globo).

Em 3 de novembro de 1999, o estudante de medicina brasileiro Mateus da Costa Meira, de 34 anos, entrou em uma das salas de cinema do Morumbi Shopping, em São Paulo durante a sessão do filme "Clube da luta", e abriu fogo contra a plateia. Armado com uma submetralhadora 9 mm, Mateus atirou contra 66 espectadores. Ao todo, três pessoas morreram e quatro ficaram feridas.O caso chocou o Brasil. Neste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a sentença de Mateus. Condenado, pegou 48 anos de reclusão.

Um homem foi morto após levar um tiro durante a exibição de "Cisne negro" em Riga, capital da Letônia, em 2011. Segundo o depoimento de uma testemunha ao site do "Telegraph", o atirador abriu fogo após se irritar com a vítima de 42 anos, que supostamente estaria fazendo muito barulho ao comer pipoca.

Um homem vestido de preto esfaqueou duas pessoas em um cinema da Califórnia durante a exibição do filme de terror "The signal", em 2008. O filme foi interrompido após o fato e, curiosamente, quando voltou a ser exibido, a primeira cena a aparecer mostrava alguém sendo esfaqueado de acordo com relatos. Steven Walter Robinson, de 24 anos, foi condenado a prisão perpétua pelo crime.

James Cialella, militar veterano que lutou no Iraque, deu um tiro em um homem que supostamente falava alto demais durante uma sessão de "O curioso caso de Benjamin Button" em um cinema da Filadélfia em 2008. Cialella também teria jogado pipocas no filho do homem, que estava com sua família na sala de cinema.

Um caso de suicídio aconteceu em 2009. Em um cinema da cidade americana de Eugene, um homem de 24 anos sacou uma arma durante a sessão de "Watchmen" e deu um tiro em sua cabeça no meio do longa. Ninguém mais ficou ferido no incidente.

Em 2006, um estudante de medicina de 25 anos chamado Mujtaba Jabbar matou Paul Schrum, 62, após atirar contra o homem durante uma sessão de "X-Men 3" nos Estados Unidos. Após cometer o crime, ele abandonou a sala, foi até a entrada do cinema, colocou a arma no balcão e pediu que o gerente ligasse para a polícia, uma vez que havia acabado de matar alguém. Ele, então, sentou a esperou pelos políciais, afirmando que havia cometido o crime por ser "louco". Jabbar foi diagnosticado com esquizofrenia e, portanto, não foi responsabilizado pelo assassinato.

Outro caso curioso é da morte de duas pessoas em exibições distintas do filme "The warriors - Os selvagens da noite" no ano de 1979, nos EUA. A primeira delas aconteceu em um drive-in (cinema a céu aberto) na Califórnia, quando membros de uma gangue chamada Blue Coats mataram um integrante da gangue The Family. Na noite seguinte, também na Califórnia, uma luta no salão do cinema onde "The warriors" acabara de ser exibido deixou uma pessoa morta após ser esfaqueada. Depois dos casos, muitos cinemas americanos contrataram mais seguranças, enquanto outros se recusaram a exibir o longa.


Fonte: G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário