segunda-feira, 2 de julho de 2012

Censo 2010: pessoas sem religião chegam a 5% da população Brasil

Aumento foi de 0,6% nos últimos dez anos.

por Jussara Teixeira

Imagine um mundo sem religião, outdoor de campanha ateísta.
 
O número de pessoas que não possuem religião teve um aumento de 0,6% nos últimos dez anos, segundo dados do Censo Demográfico 2010. Isso significa que essa parcela da população representa 5% da população brasileira, o que corresponde a 15,3 milhões de pessoas.

Os números dos censos anteriores comprovam o crescimento da categoria dos “sem religião”. Há dez anos, esse número era de 12,5 milhões (7,3%). Nessa época, além da faixa etária dos homens de 20 a 24 anos, principalmente da região Sudeste, o grupo dos 0 aos 4 anos eram maioria na categoria.

De acordo com o IBGE, até 1872, nenhum cidadão brasileiro se declarava sem religião. Os indícios da existência desse grupo começaram a aparecer em 1890, mesma época que houve a chegada da religião evangélica no país.

O aumento dos evangélicos é o grande destaque da última pesquisa do instituto. O crescimento registrado foi de 44% nos últimos dez anos, chegando a 42,3 milhões de pessoas. Já a população que professa o espiritismo hoje é de 3,8 milhões de pessoas.

O aumento da adesão às denominações evangélicas ocorre ao mesmo tempo em que há o registro de declínio na religião católica. A igreja católica perdeu 12,2% dos fiéis em relação ao Censo de 1991.

Mas os católicos ainda são maioria no Brasil, que é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais. São 123 milhões de pessoas, ou 64,6% da população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário