terça-feira, 12 de abril de 2016

Globo faz piadas sobre religião para tentar frear sucesso da Record com Os Dez Mandamentos

Globo faz piadas sobre religião para tentar frear sucesso da Record com Os Dez Mandamentos
A Globo decidiu bater de frente com a “novela bíblica” da Record, Os Dez Mandamentos, para contra-atacar o sucesso de audiência da emissora do bispo Edir Macedo. E a primeira estratégia usada foram sátiras à religião evangélica no humorístico Zorra Total.
Sem fazer menção direta à novela concorrente, o Zorra dedicou quadros a fazer piadas sobre possessão demoníaca e sobre a concepção virginal de Maria. Os quadros recorreram a estereótipos, expressando uma visão bastante contrária à pregada pela própria emissora quando se tratam de estereótipos sociais diversos.
“A gente não fala mal da religião nem fica criticando. Abordamos o que fazem dela, qual é a intenção real por trás daquilo tudo. Levantamos o assunto para as pessoas refletirem”, diz Marcius Melhem, um dos criadores do humorístico, em entrevista concedida nos Estúdios Globo (antigo Projac) ao Notícias da TV.
O humorista pontuou que a Globo não impõe limites ao programa: “Não é proibido fazer nada. A gente tem total liberdade, com responsabilidade, para fazer o que quiser. As restrições sempre vêm de fora, da classificação indicativa, do Ministério da Justiça, de pessoas que acham que sabem o que é melhor para o mundo… O perigo está sempre lá fora”, ironizou.

Perda de audiência

O motivo para essa postura agressiva em relação às religiões pode ser ilustrado com números. A novela Velho Chico – elogiada pela crítica – vinha desempenhando bem sua função e marcando bons índices de audiência nas principais praças de medição do Ibope, porém, com a estreia da segunda temporada do folhetim da Record que conta a história do êxodo do povo hebreu, os números caíram.
“A estreia da segunda fase de Os Dez Mandamentos já afeta a líder Globo e demais emissoras. De segunda-feira até ontem, o Jornal Nacional já perdeu cerca de 10% de sua audiência em pontos. No horário da novela bíblica, a Record cresceu quase 50%, passando de 11,1 pontos na semana anterior (sem novela) para 16,5 pontos agora. Cada ponto equivale a 69 mil domicílios na Grande São Paulo. Embora menos afetado, o SBT também perdeu uma fração de público, passando de 10,2 pontos antes da novela para 9,9 depois dela. Velho Chico também começa a ser afetada e os últimos três dias, com ‘Dez Mandamentos’ no ar, já perdeu 4% de seus pontos (de 30,0 para 28,7)”, informou o jornalista Ricardo Feltrin, do Uol.
Por Tiago Chagas  via gospelmais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário