quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Pesquisas mostram que maioria dos evangélicos vota em Bolsonaro

Pesquisas mostram que maioria dos evangélicos vota em Bolsonaro

Levantamentos do Ideia Big Data e Ibope confirmam preferência dos evangélicos

Redação CPAD News | 23/08/2018 - 09:50

Pesquisas mostram que maioria dos evangélicos vota em Bolsonaro
Neste ano, o voto evangélico poderá fazer a diferença nas eleições presidenciais. Os evangélicos são cerca de um terço da população brasileira e representam, segundo o Ibope, 27% dos eleitores do país. Isso significa que qualquer que seja o nome preferido dos evangélicos no pleito deste ano será bastante beneficiado nas urnas. E segundo levantamentos do Ideia Big Data e do Ibope, divulgados respectivamente em 27 de julho e 20 de agosto, o grande beneficiado pelo voto evangélico neste ano deverá ser o candidato do PSL à Presidência da República, o deputado federal Jair Messias Bolsonaro.
Pelo levantamento do Ideia Big Data, feito a pedido da revista Veja, entre os evangélicos pentecostais Bolsonaro tem 27% da preferência, contra 15% de Marina Silva e 8% do candidato do PT. Brancos e nulos somam 15% e indecisos são 18%.

Entre os batistas, Bolsonaro tem 28% enquanto Marina Silva e Geraldo Alckmin aparecem empatados com 9%. O candidato do PT e o senador Alvaro Dias (Podemos) também ficam em igualdade, com 5% cada. Brancos e nulos são 14% entre os batistas, entre os quais 25% estão indecisos.
 
Tanto entre os protestantes tradicionais quanto entre os neopentecostais Bolsonaro tem 28%, enquanto o candidato do PT tem 13%, Marina Silva tem 8% e Ciro Gomes tem 7%. Brancos e nulos correspondem a 23% das intenções de voto e indecisos totalizam 12%.
 
A pesquisa do Ideia Big Data entrevistou 2.036 eleitores distribuídos entre 134 municípios em 25 estados e no Distrito Federal, entre os dias 20 e 23 de julho. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação BR-04178/2018.
 
A pesquisa Ibope, divulgada em 20 de agosto e solicitada pela TV Globo e o jornal O Estado de São Paulo, também aponta para a liderança de Bolsonaro entre os evangélicos, com a diferença de que esse levantamento inclui Lula, que não poderá ser candidato, em vez de colocar Fernando Haddad, que será o candidato do PT à Presidência. Logo, retirando Lula, Bolsonaro é o preferido tanto de evangélicos como de católicos, uma vez que as pesquisas não têm mostrado transferência de votos de Lula para o candidato do seu partido.
 
Segundo o Ibope, entre os eleitores evangélicos, Lula teria, se candidato, 31% das intenções de voto, seguido de Bolsonaro com 23%. Marina Silva ficou em 3º lugar com 8% e Ciro Gomes empatado com Geraldo Alckmin com 5%. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de agosto e ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios.
 
Campinense radicado no Rio de Janeiro,  Jair Messias Bolsonaro tem 63 anos e é um católico casado com uma evangélica, Michelle de Paula Firmo, membro da Igreja Batista Atitude e ex-membro da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do pastor Silas Malafaia. Ele é o único de todos os candidatos à Presidência a se declarar 100% pró-Israel, já tendo declarado, inclusive, em entrevista à Globo News em 3 de agosto, que, se eleito, transferirá a embaixada do Brasil em Tel Aviv para Jerusalém, como fizeram os Estados Unidos recentemente. É contra o aborto, a legalização das drogas, o “casamento” gay, a ideologia de gênero e o desarmamento da população, e a favor do livre mercado. Seus lemas de campanha são “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” e “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8.32).
 
Abaixo, segue vídeo de Bolsonaro recebendo oração na igreja de sua esposa, a Igreja Batista Atitude na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário