quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Ministros de louvor da Hillsong assumem relacionamento gay e líder mundial da igreja nega apoio

Ministros de louvor da Hillsong assumem relacionamento gay e líder mundial da igreja nega apoio
A igreja Hillsong NYC, filial da denominação fundada e sediada em Sidney, Austrália, foi envolvida em um escândalo de homossexualidade, e tem atraído a atenção de toda a mídia cristã internacional.
A notícia de que dentre os ministros de louvor da filial em Nova York há um casal abertamente gay espalhou-se rapidamente após a publicação do Today Christian. Josh Canfield e Reed Kelly, que atuam como líder e corista, respectivamente, vivem juntos e falam abertamente sobre o tema.
“Abri o jogo com minha igreja. Eu sou parte da Hillsong NYC. Sou um dos seus líderes de louvor. Eles foram incríveis. Nada mudou. Agora estou completamente ‘fora do armário’, junto com Reed, que também canta no coro”, afirmou Canfield, em entrevista ao Playbill.
Os dois se tornaram celebridades instantâneas ao participarem do reality show Survivor San Juan del Sur, uma espécie de No Limite, exibido pela rede de TV CBS.
A divulgação do fato não gerou nenhuma nota por parte da Hillsong NYC, seja em seu site oficial, ou em sua página no Facebook. O líder da filial, pastor Carl Lentz (conselheiro de Justin Bieber) já havia manifestado simpatia à presença de homossexuais entre os membros de sua congregação pois a igreja está aberta a todas as pessoas: “Nós temos um monte de homens e mulheres gays em nossa igreja e oro para que sempre tenhamos”, declarou ao Christian Today.
No entanto, para Lentz, Jesus nunca condenou a homossexualidade, e portanto, essa perspectiva abre espaço para a aceitação da prática homossexual: “Jesus viveu num tempo em que a homossexualidade, tal como é hoje, era amplamente prevalente. Ainda estou esperando alguém me mostrar uma passagem onde Jesus falou sobre isso para as pessoas. Você não vai encontrar condenação, porque ele nunca fez isso”.

Negativa

Com o enorme barulho gerado a respeito dessa circunstância, palavras do fundador da Hillsong, pastor Brian Houston, começaram a ser interpretadas de forma diferente. Em uma entrevista concedida ao jornal The New York Times, o líder da denominação disse que mantém uma discussão permanente sobre o assunto com seus pares na direção da igreja.
‘É muito fácil de reduzir o que você pensa sobre a homossexualidade em apenas uma declaração pública e que iria manter um monte de gente feliz. Mas nós sentimos neste momento, que há uma conversa em andamento, de que os problemas reais na vida das pessoas são muito importantes para nós, para apenas reduzi-los em uma resposta de ‘sim’ ou ‘não’ em um canal de mídia. Por isso, nós estamos caminhando com isso”, disse
Nessa matéria, o NYT diz que o pastor de Nova York, Carl Lentz, não se manifesta publicamente sobre o casamento gay, mas menciona a receptividade da igreja aos casais homossexuais apontando justamente o relacionamento entre Canfield e Kelly.
As declarações vagas de Houston o forçaram a se posicionar de maneira mais enfática para dissipar especulações. Em entrevista ao Christian Post, ele destacou que sua postura de compreensão para com o assunto não significava condescendência, e assim, frisou que mantém a visão bíblica sobre a homossexualidade.
“Em nenhum lugar na minha resposta eu diminui a verdade bíblica ou sugeri que eu ou a igreja Hillsong apoiamos o casamento gay. Eu desafio as pessoas a lerem o que eu realmente disse, ao invés do que foi noticiado que eu disse. Minha opinião pessoal sobre o assunto da homossexualidade se alinha com as visões cristãs mais tradicionalmente mantidas. Eu acredito que os escritos de Paulo são claros sobre o assunto”, concluiu.
Por Tiago Chagas / via gospelmais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário