sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Talibã avança na captura de mais cidades no Afeganistão, nesta sexta (13)

 

Talibã avança na captura de mais cidades no Afeganistão, nesta sexta (13)

Combatentes do grupo falam com a BBC em meio a avanço territorial, e afirmam que `vão matar quem não abandonar cultura ocidental´

Talibã avança na captura de mais cidades no Afeganistão, nesta sexta (13)

Insurgentes do Talibã tem avançado rapidamente seu controle sobre o Afeganistão. Nesta sexta-feira (13), o grupo dominou a segunda e terceira maiores cidades, enquanto as embaixadas ocidentais organizavam a retirada dos funcionários da capital Cabul.

De acordo com a Agência Brasil, a captura de Kandahar, segunda maior cidade do país, no sul, e de Herat, no oeste, depois de dias de confrontos, é um revés devastador para o governo, que vê o Talibã se sobrepor às suas forças de segurança.

Uma autoridade de Defesa dos EUA citou informes da inteligência norte-americana desta semana, segundo os quais o Talibã pode tomar Cabul dentro de 90 dias.

A situação no Afeganistão já se caracteriza como uma catástrofe humanitária. O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas tem alertado sobre a gravidade da escassez de alimentos no país.

 

Combatentes do Talibã falam com a BBC em meio a avanço no Afeganistão

Uma equipe jornalística do BBC News no Afeganistão, conseguiu contato com combatentes do Talibã que estão estacionados a apenas 30 minutos de uma das maiores cidades do Afeganistão, Mazar-i-Sharif, capital da província de Bactro.

Eles reportaram que a captura de novos territórios tem acontecido tão rápida, "que parece ser diário, à medida que as tropas internacionais praticamente se retiraram. No meio, está uma população apavorada".

Os talibãs estão fortemente armados, e utilizam um veículo militar Humvee, e duas caminhonetes, que auxiliam no transporte.

Um dos comandantes com quem a BBC conversou, é Ainuddin, ex-estudante de escola religiosa (madrassa). Ao ser indagado sobre os milhares de cidadãos afegãos que tiveram que abandonar suas casas na região, e centenas que foram mortos ou feridos, ele responde que "se trata de uma luta, então as pessoas estão morrendo".

A reportagem ainda afirma que, Ainuddin responde de maneira fria, justificando que o grupo tem feito o possível para "não causar danos aos civis", que eles dizem estar defendendo. E é incisivo em dizer que não foram eles quem iniciaram os conflitos. "Tínhamos um governo e ele foi derrubado. Eles [os americanos] começaram a briga", afirma o talibã.

Segundo a BBC, Ainuddin e seus companheiros se mostram confiantes na retomada do domínio, que foi tomado pelos Estados Unidos em 2001, e afirmam que vão matar para extinguir a cultura ocidental.

"Eles não estão abrindo mão da cultura ocidental... então temos que matá-los", afirma Ainuddin, se referindo ao "governo fantoche" em Cabul.

Apesar do Talibã estar avançando rapidamente, o governo americano ainda detém o poder das maiores cidades do Afeganistão. Porém, mantendo o rítimo atual,  acredita-se que em em o país estará envolvido numa disputa ainda mais violenta e mortal. 

 

Redação CPAD News/ Com informações de BBC News, Uol e Agência Brasil - Foto: Pixabay.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário