quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Novela Gênesis mostra Jacó em ‘luta com Deus’ e pastores comentam passagem bíblica

 

Novela Gênesis mostra Jacó em ‘luta com Deus’ e pastores comentam passagem bíblica

Na cena da novela da Record TV é transição de fase para a história de José.

Jacó luta com o Anjo de Deus no vau de Jaboque. (Foto: Blad Meneghel / Record TV)
Jacó luta com o Anjo de Deus no vau de Jaboque. (Foto: Blad Meneghel / Record TV)

Novela Gênesis encerra sua terceira fase com a ‘luta de Jacó com Deus’ no Vau de Jaboque, quando tem seu nome trocado para Israel. No capítulo desta segunda-feira (23), fora ao ar as cenas deste que foi o maior evento da vida de Jacó.

O neto de Abraão já tinha tido experiências com Dues, como quando sonhou com uma escada em que anjos desciam e subiam em Betel e ouvido Deus lhe fazer várias promessas. Ele também prosperou além do normal em Padã-Harã, mesmo tendo trabalhado como escravo por quatorze anos e sido enganado pelo seu sogro Labão dez vezes. E por último, Deus lhe deu uma visão do exército de anjos que estava à sua disposição.

No encontro sobrenatural do vau de Jaboque, Jacó encontra Deus e persiste em sua luta demonstrada pela frase: “Não te deixarei ir, se não me abençoares” (Gênesis 32:26). Diante do desejo do filho de Isaque, ele recebe um novo nome e se torna Israel.

A cena mostra uma luta literal entre Jacó e o ser sobrenatural. Apesar das controvérsias teológicas sobre se esse embate foi literal ou não. Muitos pastores dizem que Jacó se encontrou no vau de Jaboque com o próprio Deus.

Para o pastor Hernandes Dias Lopes, da Igreja Presbiteriana do Brasil, a descrição bíblica de um Anjo de Deus era o próprio Deus na luta com Jacó e aquela luta com Deus teve o propósito de transformar a vida de Jacó. “Deus disse 'você não vai chamará mais Jacó, mas Israel, princípio de Deus porque tu lutaste com Deus e prevaleceste”.

O pastor disse que aquele momento foi crucial na vida de Jacó: “Deus resolveu tocar na vida dele fortemente para que ele não se perdesse eternamente”.

O pastor Juaribe Pagliarin, da Igreja Paz e Vida, diz que Jacó lutou com Deus, citando o versículo 30 de Gênesis 32, que diz: “E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva”.

O Pr. Lucinho Barreto, da Igreja Batista da Lagoinha, diz que o homem que lutou com Jacó era Deus. “A luta de Jacó não era com Esaú, a luta de Jacó era com Deus”, diz sobre o motivo que levou o filho de Isaque a buscar Deus antes de se encontrar com seu irmão.

A cena encerra a fase de Jacó antes de a novela entrar em sua temporada final, com a história de José.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário