domingo, 8 de agosto de 2021

FELIZ DIA DOS PAIS!!!


 

UMA HOMENAGEM AOS PAIS

 

Interessante as fases da vida e como as pessoas veem seus pais no decorrer da vida. Alguém escreveu o seguinte acerca do que pensava sobre seu pai. “Quando eu tinha 4 anos: Papai pode fazer tudo; 5 anos: Papai sabe tudo; 6 anos: Papai é mais esperto do que o seu; 8 anos: Papai não sabe exatamente tudo; 10 anos: Antigamente, na sua época, as coisas eram bastante diferentes; 12 anos: Ah, é claro que papai não entende nada disso. É muito velho para se lembrar de sua infância; 14 anos: Não ligue para o que meu pai diz. Ele é muito antiquado; 21 anos: Ele? Meu Deus, ele está totalmente desatualizado; 25 anos: Papai entende um pouco disso, mas pudera! É tão velho; 30 anos: Talvez devêssemos pedir a opinião do papai. Afinal de contas, ele tem muita experiência; 35 anos: Não farei coisa alguma antes de falar com papai; 40 anos: Eu me pergunto como o papai teria lidado com isso. Ele tem tanto bom senso e tanta experiência e hoje com 50 anos: Eu daria tudo para que papai estivesse aqui agora e eu pudesse falar com ele sobre isso. É uma pena que eu não tivesse percebido sua inteligência. Teria aprendido sinto muito sua falta”.

Anualmente é comemorado o “Dia dos Pais”. Época em que os filhos devotam sua gratidão, admiração, reconhecimento e carinho àquele que é seu grande herói e seu exemplo maior. Época de viagens, abraços, beijos, presentes, almoços reuniões de família e confraternizações. É bem verdade que existem os filhos que não tiveram o privilégio de conhecer seus pais, que não desfrutaram de sua convivência. Outros que o perderam ainda na infância. Existem os que não guardam boas recordações deles, por diversas razões, como há filhos guardam excelentes recordações de bons momentos e filhos que choram e lamentam a distância ou separação permanentes. Em todas as situações, se faz necessário dizer àqueles que sentem saudades, ou tristeza por não terem boas memórias dos pais, que há um sentido bastante especial neste Dia dos Pais para cada um de nós, independente que tipo de pai ele seja. Assim, aproveitamos este dia para lembrar e homenagear aos diversos tipos de país.

PAIS RELAPSOS NA DISCIPLINA. Nossa sociedade atualmente paga elevado preço graças a falta de atitude dos pais quanto à disciplina dos filhos. Os presídios estão lotados de homens que culpam seus pais por não terem lhe ensinado quando criança. Até mesmo escolas com alunos que agridem seus professores, por falta de disciplina em suas casas. Infelizmente as autoridades são igualmente culpadas pelo comportamento agressivo dos homens, por interferirem na educação que deveria ser exclusivo dos pais. A Bíblia é clara quanto o assunto: “A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe”, (Provérbios 29.15); “Até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa”, (Provérbios 20.11); “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles”, (Provérbios 22.6); “A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela”, (Provérbios 22.15); “Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá”, (Provérbios 23.13).

            PAIS MATERIALISTAS. Infelizmente existem aqueles pais que vivem praticamente para o trabalho. Vivem quase que exclusivamente em função do material, visando o dinheiro. E assim negligenciam a família e os filhos que crescem carentes de afeto e do companheirismo do pai. O dinheiro nunca deve exercer tanta influência ao ponto de afetar o relacionamento familiar principalmente pais e filhos. A maior riqueza continua sendo a família. O maior legado que qualquer pai deixa aos filhos é sem dúvida a educação, o bom relacionamento e bons momentos que ficam como recordação. O aprendizado guardado e praticado pelos filhos é o maior patrimônio.   

            PAIS EXEMPLARES. Felizmente há pais altamente responsáveis que dedicam toda atenção à família e nela investem toda sua vida. Pais como Josué, que protegia e cuidava da vida espiritual de sua família: “Eu e a minha família serviremos ao Senhor", (Josué 24.15); ou, ainda como Abraão, Isaque, Noé, José, Enoque, Moisés, Jó e outros. A maior herança que um pai pode deixar para seus filhos são os valores e de todos os valores morais, a fé supera em grandeza. O maior investimento do pai é ensinar a crer em Deus e lutar por seus sonhos. Que tipo de pai é você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário