quarta-feira, 23 de abril de 2014

O QUE ESPERAR DA LIDERANÇA NOS DIAS ATUAIS


 
O QUE ESPERAR DA LIDERANÇA NOS DIAS ATUAIS

(Atos 3.1-9)

”não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus”.

 

O que esperar da liderança da igreja nos dias atuais?

 
1) UNIDADE. ’’Pedro e João subiam juntos...’’, (3.1).

É alarmante o surgimento de tantas novas igrejas no Brasil e no mundo. Há um crescimento diário de novas denominações evangélicas, religiões e seitas.  E com este crescimento, quando deveria existir comunhão e unidade entre seus líderes, o que vemos são disputas e guerras por fama, posição, cargos, títulos e por ovelhas. Esperamos da igreja, o cumprimento do desejo do Senhor Jesus, em sua oração, (João 17. 21). As divisões, desuniões e contendas só trazem prejuízos e escândalos à obra de Deus.

2) CRESCIMENTO. ’’...subiam...’’, (3.1).
 
Pedro e João subiam geograficamente ao templo, em busca do crescimento do seu relacionamento, de sua vida de intimidade e comunhão com Deus. É imprescindível a cada líder a busca pelo seu crescimento em todas as áreas de sua vida e ministério. Da mesma forma deve existir na vida de cada um de nós, o mesmo desejo de buscar em Deus o crescimento. Em que devemos crescer? Na graça e no conhecimento, (2Pd 3.18). No ministério, (1Tm 3.1).

3) COMPROMISSO. ’’...ao templo...’‘, (3.1).

Pedro e João eram comprometidos com sua missão. E sabedores dessa tão grande responsabilidade eram comprometidos com o local de adoração – o templo. Esperam-se dos homens de Deus, verdadeiro comprometimento e dedicação ao seu chamado, a sua vocação. O grau de comprometimento revela a seriedade com que trata o sagrado, até mesmo em detrimento de sua vida pessoal. Os homens comprometidos com Deus não vivem mais para si mesmos. Não existe mais lugar para si mesmo, para aquele que decidiu viver para servir ao Reino de Deus. Os que lideram igrejas devem ser altamente comprometidos: Com Deus - Tendo como prioridade a adoração. Com a Igreja - Tendo como prioridade o serviço. Com o Próximo - Tendo como prioridade o testemunho e a evangelização.
 
4) DISCIPLINA. ’’...a hora da oração, a nona...’’,  (3.1).

Pedro e João demonstram e nos ensinam acerca da disciplina espiritual e ministerial. Existia a hora da oração. Quantos líderes separam e dedicam um horário para conversar com Deus em oração? É inconcebível a ideia de um ministro de Deus indisciplinado em suas atividades, sejam pessoais ou não. O Apóstolo Paulo compara homem de Deus ao soldado, o qual possui como uma de suas marcas a disciplina. Não mais negativo que um líder desorganizado e indisciplinado. Esperam-se dos líderes que sejam disciplinados em sua vida pessoal, familiar e ministerial.

5) EXEMPLO. ’’... E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós’’, (3.3).

Esse é um ponto que muitos ministros deixam a desejar. Quando olhamos para muitos pregadores, principalmente os que estão na mídia, vemos poucos bons exemplos dignos de serem imitados. Pedro e João desafiaram o homem coxo com suas palavras: ’’olha para nós’’. Quantos hoje reúnem condições para falar tais palavras?

A maioria deles diz: ’’olha para nós’’ mas, é convidando para trazer suas oferendas, fazer seus ’’sacrifícios’’ e ’’desafios de fé’’, é convidando-os a adquirir seus materiais e mercadorias, tais quais: cd’s livros, dvd’s, toalhas e canetas ungidas.

Outros dizem: ’’olha para nós’’ e anote nossas contas e faça seu depósito nos bancos tais e tais..., e seja um parceiro fiel...

Outros dizem: ’’olha para nós’’ e plante sua semente de acordo com o tamanho de sua fé...  e Deus há de lhe restituir cem vezes mais...

Porem, as palavras dos apóstolos eram palavras de vida, que penetravam no mais íntimo do coração do homem, pois existia vida cristã e experiência de vida com Deus, eram homens cheios e dirigidos pelo Espírito Santo de Deus.

Esperam-se da liderança da igreja verdadeiros exemplos dignos de serem imitados. Paulo desafiava: ’Sede meus imitadores como eu sou de Cristo’’, (1Co 4.16;11.1).

6) RIQUEZA. ’’E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou...’’, (3.6).

Infelizmente acompanhamos através dos meios de comunicação constantemente, os escândalos envolvendo líderes cristãos e suas riquezas. Recentemente foi publicado pela Revista Forbes o patrimônio de alguns pastores no Brasil, o que causou o maior alvoroço em todo o país. Pastores milionários, até onde o acúmulo de riquezas por parte de homens que vivem do Evangelho é aceitável do ponto de vista ético-espiritual? Em que consistia riqueza de Pedro e João? O nome de Jesus. Esse nome é a maior riqueza que todo líder deve possuir.
 
7) AUTORIDADE. ’’Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda’’, (3.6).

Vivemos hoje uma crise de autoridade em todas as camadas da sociedade e em consequência vemos uma baderna geral em todo o país. Tal carência de autoridade tem refletido na igreja, trazendo descrédito ‘a liderança. Os jovens não mais respeitam os pais. Os alunos não respeitam seus mestres. Muitos crentes não respeitam seus pastores. Uma onda de descrédito tem invadido as igrejas por falta de autoridade espiritual. Hoje não mais vemos os milagres acontecerem nas igrejas. Líderes perderam o poder e autoridade do espírito Santo em suas vidas. Sua prioridade deixou de ser o reino de Deus e passou a ser o reino do ´´eu´´.

Pedro e João nos inspiram a busca por essa autoridade tão carente. Pedro demonstrou sua autoridade espiritual ao ordenar ao coxo: ’’Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E o milagre aconteceu. Hoje necessitamos ver o exercício de tal autoridade na vida de muitos líderes.


No amor de Cristo, o Senhor,

Pr. J. Ivan Barbosa
Artigo publicado na Revista Mandamentos

Um comentário:

  1. Bom dia pastor, a paz do SENHOR JESUS, parabéns pelo artigo, muito bom mesmo!!!
    Diego Silva

    ResponderExcluir