sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Pesquisador elabora lista com 11 razões do por que pastores são vistos como menos confiáveis hoje em dia; Confira

 Pesquisador elabora lista com 11 razões do por que pastores são vistos como menos confiáveis hoje em dia; Confira

Muitos escândalos de pastores são colocados sob a luz de holofotes hoje em dia, o que faz boa parte do rebanho nutrir uma certa desconfiança quanto à idoneidade dos líderes religiosos.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
 
A partir dessa constatação, o centro de pesquisa cristão Pew Research elaborou um levantamento para entender o motivo de o crédito dos pastores estar tão baixo junto aos fiéis, e constatou que o índice de confiabilidade dos mesmos caiu 37%.
 
No relatório do estudo, onze razões foram apontadas como motivo de descrédito para os homens que antes, eram admirados e respeitados tanto por quem professa a fé cristã, quanto por quem não é religioso.
 
Confira a lista de motivos apurados pelos pesquisadores:
 
1 – As falhas morais de uma minoria de pastores recebem ampla cobertura. A mídia adora as histórias sensacionais por trás de cada falha desses líderes
“Histórias de abuso sexual, por exemplo, devem ser trazidas aos olhos do público. Mas muitas pessoas agora acreditam que o mau comportamento de alguns é norma entre os pastores”, disse Thom S. Rainer, pesquisador e colunista do Charisma News.
 
2 – A sociedade tem marginalizado a fé cristã
Nesse cenário “não deve ser inesperado que os líderes do mundo cristão sejam vistos de forma mais negativa”, disse Thom.
 
3 – Menor tempo de mandato pastoral à frente das congregações. A média de tempo que os pastores ficam junto a uma comunidade caiu significativamente ao longo das últimas décadas
“A confiança é construída ao longo de vários anos, e não dois ou três anos. Cada vez menos pastores ficam numa igreja por vários anos”, analisou o pesquisador.
 
4 – Alguns membros da igreja adotam uma postura de propriedade sobre a igreja
“Eles veem a congregação local como um lugar para atender suas necessidades e desejos, ao invés de servir e dar. Se essas necessidades e desejos não forem atendidos, o pastor muitas vezes se torna o foco e passa a ser visto como culpado”, ponderou Thom.
 
5 – Redes sociais incentivam a crítica irresponsável
“Há muitas coisas louváveis sobre as mídias sociais. Na verdade, eu sou um usuário assíduo delas. Porém, elas também são um meio para os críticos sem voz expressarem sua opinião sobre pastores (e outros), sem reflexão ou consequências”, constatou o pesquisador.
 
6 – Alguns pastores possuem uma ética de trabalho abaixo da esperada
“A maioria dos pastores são exatamente o oposto: eles lutam duro em seu trabalho. Mas os poucos pastores que são preguiçosos e têm pouca responsabilidade machucam a percepção que as pessoas sobre os outros pastores”, exemplificou Thom.
 
7 – Pastores são muitas vezes os bodes expiatórios para o medo de mudança
“É clichê dizer que o mundo está mudando rapidamente. Muitos membros das Igrejas gostariam que suas igrejas permanecessem na mesma o tempo todo. Essa realidade não é possível, e o pastor é muitas vezes o bode expiatório para o desconforto que vem com a mudança”, disse Thom, fazendo uma análise comportamental dos fiéis.
 
8 – A sociedade se tornou mais cínica
“As razões por trás dessa realidade são muitas. Mas congregações e seus líderes não estão imunes a este cinismo generalizado e difundido na sociedade que parece estar crescendo”, lamentou.
 
9 – Há falhas de alguns pastores em duas áreas principais: liderança e inteligência emocional
“Alguns pastores estão bem preparados biblicamente e teologicamente. Mas alguns não foram ensinados sobre liderança e habilidades interpessoais saudáveis”, observa Thom.
 
10 – Há expectativas mais elevadas hoje para pastores que se consideram competentes e dinâmicos
“Isso se estende até mesmo aos líderes. Mas como observei no ponto anterior, alguns pastores não têm preparação para serem líderes de igrejas”, acrescenta o pesquisador.
 
11 – Cada vez mais igrejas estão fechando suas portas
“Estimo cerca de 100 mil igrejas na América estão morrendo. Muitos vão fechar suas portas nos próximos anos. Muitos dos pastores destas igrejas são responsabilizados por esta ‘doença’”, finalizou Thom S. Rainer.
 
 
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
 
 
 

3 comentários:

  1. Caro pr. José Ivan,

    Paz amado!

    Tentarei inserir o que penso da pesquisa acima com algumas informações abaixo:

    1 – Para mim existem diversas falhas na maioria dos pastores... e não na minoria. Sinto muito ser tão direto, pois, muitos foram eleitos por interesse e por conveniência, ou simplesment,e por terem terminado um curso de teologia (ou seja a história da Bíblia). conhecem a Bíblia, mas poucos conhecem sobre de Deus. Vide os pequenos ou grandes eventos do momento por todo o Brasil. Poucos são os que conscientemente atuam com plena responsabilidade;

    2 – A sociedade tem marginalizado a fé cristã, e muito mais afoita serão, pelo atrevimento de pastores que não se envergonham de diante do povo inventarem maneiras diabólicas para recolherem dinheiro dos desconhecedores da Bíblia. Claro que todos pagam um preço por estes equivocados e repletos de maldade de seus corações.

    3 – Penso que um dos grandes problemas é o tempo em demasia que um pastor ocupa na igreja na "confecção de ovelhas" - criam protótipos. Nosso Senhor, Jesus Cristo, nos ordenou a fazermos discípulos e não produzirmos ovelhas. Vivemos o momento do tempo em que a vitalícidade é estendida de pai para filho ou genro. São donos de igrejas.

    4 – Alguns membros adotam uma postura de propriedade sobre a igreja, porque nas muitas das vezes, indiretamente, ameaçam se retirarem para outra igreja. E claro direcionarem seus dízimos a outras criações de ovelhas.

    ......continua........

    ResponderExcluir
  2. ................. continuação...................

    5 – Redes sociais incentivam a crítica irresponsável, e também informam, sobre muitas falcatruas, ou associações com o líderes do tipo moon, bem como, eventos heréticos como os gideões de Camboriú, ou a igreja herética de Boston com o engano terrível distribuído por várias partes do mundo e anunciando de maneira sábia o que enferma a igreja ao colocarem à descoberto práticas diabólicas de muitos líderes.
    6 – Alguns pastores possuem uma ética de trabalho abaixo da esperada, não são a minoria os culpados, e sim, a maioria. Maioria não escolhida segundo a orientação bíblica. Pelo contrário, são escolhidos a dedo pelo interesse secular de mando e desmando.
    7 - A igreja necessita de maior consciência, para mudanças radicais. A igreja necessita de reforma e o retorno ao Evangelho com simplicidade. A base da igreja deve estar firmada na Palavra de Deus. As mudanças são por vezes necessárias, causadas por líderes que impuseram durante anos a sua astúcia, e não utilizaram o simples e necessário aos seus liderados. Impuseram muitas das vezes costumes desnecessários.

    8 – A sociedade se tornou mais cínica ( não concordo com esta afirmação) A sociedade caminha sem fé e sem Deus em suas vidas, na sua maioria. A Bíblia nos informa que os homens atuariam de maneira insensata e incoerente com a Verdade. Não confundir com cinismo.

    9 – Há falhas de alguns pastores em duas áreas principais: liderança e inteligência emocional. Exigir que se cumpra este requerimento nos fornece a necessidade de eliminar-se a muitos que foram escolhidos pelos homens, e nunca por Deus. Observe, no momento, a quantidade de mulheres que sem o basamento bíblico são colocadas em cargos de pastoras. Mesmo que a Bíblia informe que não se deve entregar ás mulheres esta responsabilidade.

    10 - Há a necessidade de pastores que liderem a igreja, sem a mão de ferro, tão aplicada nos dias de hoje. Muitos são escolhidos sem o mínimo de preparação para o suporte à responsabilidade do cargo.

    11 – Cada vez mais igrejas estão fechando suas portas. Tentei descobrir a realidade desta informação e não consegui. Apenas segue uma estimativa para o momento que difere da afirmação das 100 mil igrejas fechadas a cada ano. Ed Stetzer & Warren Bird, após pesquisas, revelaram que nos EUA, 3,500 igrejas fecham suas portas a cada ano, enquanto 4.000 novas igrejas iniciam suas atividades, também, a cada ano.

    O Senhor seja contigo,

    O menor.

    ResponderExcluir
  3. Uma pequena continuação................

    Importante informar que uma grande quantidade de igrejas fecham suas portas por possuirem a necessidade de ampliação e por necessitarem de melhores condições para os seus membros.

    Algumas igrejas à minha volta estão em construção, ampliação e trocando seus prédios antigos por modernos. Algumas outras são vendidas para os imigrantes que necessitam iniciar o seu trabalho em um prédio menor e mais desvalorizado.

    Aproveito o espaço para informar que muitas heresias são copiadas dos EUA, mas, uma grande quantidade tem viajado do Brasil para cá. É insuportável saber que carregam nas malas esquisitas heresias de várias partes do Brasil, para aplicarem nas igrejas de brasileiros por todo os EUA. Triste!

    Abraços e a paz de sempre seja contigo, nobre pastor,

    O menor

    ResponderExcluir