terça-feira, 30 de outubro de 2012

Falsas fotos do furacão Sandy e memes circulam pelas redes sociais

Com o avanço do furacão Sandy pela Costa Leste dos Estados Unidos e com o surgimento dos primeiros estragos causados pela intempérie, começaram a surgir diversas imagens falsas sobre supostos incidentes envolvendo a tempestade nas redes sociais.
 
 
Estátua da Liberdade
A primeira foto que mais circula pelas redes sociais é da da Estátua da Liberdade com uma tempestade gigante se formando em sua cabeça. O site Mashable apurou que a foto é, na verdade, uma montagem sobre uma imagem de uma tempestade em New York, tirada em 2004 pelo fotógrafo Mike Hollingshead.
Foto fake mais compartilhada pelas redes sociais do furacão Sandy  (Foto: Reprodução)Foto fake mais compartilhada pelas redes sociais do furacão Sandy (Foto: Reprodução)
Tempestade em 2004 (Foto: Reprodução/Mike Hollingshead)Foto original da tempestade em 2004 (Foto: Reprodução/Mike Hollingshead)

Um dos principais cartões postais dos Estados Unidos, a Estátua da Liberdade é, sem dúvida, um dos principais alvos das imagens falsas. Além da mostrada acima, nesta outra foto a estátua estaria sendo atingida por ondas gigantes, quando, na verdade, é apenas uma cópia alterada da imagem utilizada na promoção do filme “The Day After Tomorrow” (“O Dia Depois de Amanhã”, em Português).
Em falsa imagem, Estátua da Liberdade é atingida por ondas gigantes (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: Em falsa imagem, Estátua da Liberdade é atingida por ondas gigantes (Foto: Reprodução/Mashable))Em falsa imagem, Estátua da Liberdade é atingida por ondas gigantes (Foto: Reprodução/Mashable)
A imagem original faz parte da campanha promocional do filme The Day After Tomorrow (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: A imagem original faz parte da campanha promocional do filme The Day After Tomorrow (Foto: Reprodução/Mashable))A imagem original faz parte da campanha promocional do filme The Day After Tomorrow (Foto: Reprodução/Mashable)
Ponte George Washington
Outra imagem que tem circulado no Twitter sobre o furacão Sandy mostra nuvens extremamente carregadas supostamente sobre a Ponte Brooklyn. A mesma imagem encontra-se à venda no Getty Images desde 2009 sob o título “George Washington Bridge” (“Ponte George Washington”).
Imagem de 2009 utilizada como sendo do furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable)Imagem de 2009 utilizada como sendo do furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable)

Foto oficial disponível no Getty Images (Foto: Reprodução/Getty images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário