sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ESTUDO BÍBLICO: A GLÓRIA DA CRUZ DE CRISTO


A GLÓRIA DA CRUZ DE CRISTO

Mas longe esteja de mim, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo esta crucificado para mim e eu para o mundo” (Gl 6.14).

Introdução.


O tema da cruz é um assunto apreciado pelo apóstolo Paulo. Ele conhecia muito bem sua importância. (Rm 5.2,3, 11; 1Co 1.31; 2Co 10.17; 11.17,18 30; 12.5,6 11; Fp 3.3; 2Ts 1.4).


Milhares de religiosos dispensam vital importância a figura da cruz, e demonstram sua crença carregando-a no pescoço e, ou fixando-a nas paredes, de sua casa ou escritórios, porem, não em seu coração.


O homem de um modo geral gloria-se na fama alcançada, no sucesso, em suas realizações etc. Aqui aprendemos com Paulo que viveu a mensagem da cruz. Aqui ele trata do assunto e nos ensina acerca da gloria da cruz. Vejamos:


I. MOTIVOS DE PAULO PARA GLORIAR-SE

   A. Na sua origem:

ð  Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais. Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto a lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto a justiça que ha na lei, irrepreensível”. (Fp 3.4-7).


ð  São hebreus? Tambem eu. São israelitas? Tambem.eu. São da descendência de Abraão? Tambem eu. São ministros de Cristo? Eu ainda mais. (2Co 11.22,23a).


     B. Na sua erudição e educação religiosa, (At 22.3; cf.5.34).


     C Na sua conduta exemplar, (At 26.4,5; 1Co 4.16; 2Tm 3.10,11).


     D. Nas suas experiências:

1)      Espirituais, (2Co 12.1-12; 1Co 4.6-13).

2)      Físicas: (2Co 11.17-33).

3)      Porque não me envergonho do evangelho...
    

     E. Paulo gloriou se somente na cruz de Cristo, (Rm 1.16; 1Co 1.18; Gl 2.20).


II. POR QUE PAULO GLORIOU-SE E ENALTECEU A CRUZ


A.    Porque da cruz exala e flui o amor de Deus, (Jo 3.16; Rm 5.8).

B.     Porque na cruz esta a maior demonstração do amor de Cristo, (1Jo 3.16).

  1. Porque na cruz nossos pecados foram expiados, (2Co 5.18,19; Hb 9.26).

  1. Porque na cruz foi tirada toda a maldição que pesava sobre nos, (Gl 3.13).

  1. Porque na cruz nossas bênçãos são asseguradas, (Rm 8.32).

  1. Porque na cruz somos vencedores, (Ap 12.11).

  1. Porque na cruz fomos feitos filhos e herdeiros de Deus, (Jo 1.12; Rm 8.17; 1Pd 2.9).

III. POR QUE DEVEMOS NOS GLORIAR SOMENTE NA CRUZ DE CRISTO

A.    Porque ela e o meio de nossa conversão, (Jo 3.14,15).

  1. Porque ela e o meio de nossa santificação, (Rm 6.6).

  1. Porque ela e o meio mais eficaz de nosso testemunho diante dos homens, (At 2.36,37).

  1. Porque nela Jesus, sendo totalmente inocente, carregou sobre si mesmo, todos os nossos pecados, (1Pd 2.24).

  1. Testemunhos da inocência de Jesus:

1.      De Judas: “Pequei, traindo sangue inocente”, (Mt 27.4).

2.      Da mulher de Pilatos: “Não te envolvas com este justo”, (Mt 27.19).

3.      De Pilatos: “Eu não acho nele crime algum” (Lc 23.4; Jo 18.38).

4.      De Herodes: “Não encontrou nele nada digno de morte”, (Lc 23.15).

5.      Do malfeitor: “Mas este nenhum mal fez”, (Lc 23.41).

6.      Do centurião: “Verdadeiramente este era Filho de Deus” (Mt 27.54).

7.      De João: “Nele não existe pecado” (1Jo 3.5).

8.      De Paulo: “Ele não conheceu pecado” (2Co 5.21).

9.      De Pedro: “O qual não cometeu pecado” (1Pd 2.22).

10.  O Testemunho em Hebreus 4.15: “Sem pecado”


Conclusão. A principal mensagem do evangelho é a mensagem da cruz de Cristo, pois foi nela que o Senhor Jesus, o Filho de Deus foi morto crucificado em meu lugar e no lugar de todos os pecadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário