segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ALGUMAS DECISÕES QUE AGRADAM A DEUS


De um modo geral nossa vida neste mundo é uma vida de correria, onde todos nos corremos em busca de realizações pessoais, realizações que agradem e satisfaçam nosso ego. Nossa vida é feita de decisões. Diariamente temos que tomar decisões nas mais diversas áreas de nossas vidas, sempre tendo como objetivo nossa satisfação. Não são muitos aqueles que tomam decisões, tendo como alvo o agradar ao Criador, ao seu Senhor.

As atitudes do homem, suas tomadas de decisões e jamais devem ignorar a existência do seu Criador e o que lhe agrada, pois vivemos neste mundo com o fim de lhe ser agradável, (Sl 37.4).

No texto acima observamos algumas atitudes de um homem de Deus e com ele aprendemos algumas lições que muito bem podem ser aplicadas a nossa realidade hoje, pois existem decisões em nossas vidas que muito agradam ao Senhor, independente de suas consequências imediatas. Aparentemente, até sugerem algum fracasso ou perdas para nós, porem, com certeza o Senhor nos honrará, com nossas decisões sábias, pois contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.

A Bíblia traça o perfil de José, como: Jovem, inteligente, digno de confiança, bonito e espiritual. E ele tomou algumas decisões dignas de serem imitadas por muitos de nos, senão vejamos:

1) Decisão de recusar o convite da imoralidade. Ao jovem José foi confiada pelo seu chefe (Potifar), a administração de toda a sua casa bem como tudo o que possuía, (Gn 39.4). Depois de tanto sofrer, ser vendido como escravo, certamente carente de afetos e sentimentos comuns a todo jovem de sua idade e em sua situação, ele bem que poderia tirar uma casquinha, afinal ninguém estaria vendo, pois estava sozinho. Porem, José não foi indiferente a onipresença do Senhor e manteve sua vida ilibada, honrando seu Senhor.

De igual modo, hoje as ofertas na área de imoralidade sexual tem se alastrado por toda a sociedade e no seio da igreja não tem sido diferente. A mídia, de modo geral, tem apresentado suas ofertas e assim tem destruído muitas famílias e destroçado impiedosamente muitos lares. Em consequência a igreja de Jesus tem sido afetada, afinal a igreja é uma extensão do lar.

Nossa decisão de igual modo, como cristãos, não pode ser diferente. Diante de todas as ofertas provenientes do mundo, da carne e do diabo nossa decisão deve ser uma só: não poderei descer, jamais tomarei qualquer decisão que venha desagradar o meu Deus.

2) Decisão de recusar o prazer momentâneo. O prazer momentâneo traz trágicas consequências àquele que o pratica. Doenças, filhos sem pais, relacionamentos conjugais doentes, são algumas dessas consequências. A inconsequência poderia ter acabado com a vida espiritual de José. Quantas vezes tomamos alguma decisão que nos arrependemos pelo resto de nossas vidas. Quantas atitudes no passado que gostaríamos que jamais tivessem acontecido e se pudéssemos consertaríamos, tudo como fruto de uma decisão inconsequente, um prazer do momento. José nos ensina a resistir toda decisão que não venha a honrar a Deus.

3) Decisão de recusar afetar sua comunhão com o Senhor, (2-5). Mesmo diante da prisão José manteve sua fidelidade a Deus. Ele jamais questionou sua condição. Ele tinha como tesouro, seu relacionamento e comunhão com Deus. José nos ensina também que diante de toda forma de adversidade, nada ou ninguém pode nos separar do amor de Deus. Nossa fidelidade, comunhão com o Senhor é inegociável, (Rm 8.31-39).

4) Decisão de recusar pecar contra Deus. É interessante observar que a grande preocupação de José, não era o Potifar, mas o próprio Deus.

Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? (v.9).

José reconhecia que cometendo o ato com aquela mulher, estaria cometendo uma grande maldade e pecado contra o próprio Deus. Aqui temos o grande ensino que jamais devemos desprezar. Que a pratica de um ato sexual fora do casamento constitui-se grande maldade e pecado contra nosso Deus. Se tantos que estão envolvidos nesse contexto atentassem para tão grande verdade, seriam poupados de suas trágicas consequências.


Sua recompensa: Deus o pôs como a segunda pessoa de Faraó, (41.39-44). Atitudes de fé são recompensadas. Existem decisões que são humanamente falando inexplicáveis. José tomou uma decisão sem explicação humana. Como suas decisões honraram a Deus, Deus também o honrou. E muito gratificante saber que Deus é recompensador.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam, (Hb 11.6).

Conclusão. As decisões tomadas por José em meio todo o seu sofrimento e provação, nos ensinam muito. No decorrer de toda a Escritura encontramos outros homens verdadeiramente comprometidos com seu Senhor. Que diante de momentos difíceis não amaram suas próprias vidas, mas em tudo honraram a Deus. Homens como Josué, que tomou uma linda decisão em família de servir ao Senhor, (Js 24.15).

Pr. José Ivan Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário