quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Crescimento da migração de judeus brasileiros para Israel aponta profecia bíblica

Crescimento da migração de judeus brasileiros para Israel aponta profecia bíblica

Existem cerca de 110 mil judeus vivendo no Brasil e, dentre eles, 500 voltaram para Israel em 2015. A expectativa é que o número dobre em 2016.

Observar o retorno do povo judeu é, literalmente, assistir a profecia bíblica se desdobrando. (Foto: Reprodução).
Observar o retorno do povo judeu é, literalmente, assistir a profecia bíblica se desdobrando. (Foto: Reprodução).
A primeira dispersão do povo judeu, chamada de diáspora, aconteceu em 586 a.C. Nesse período, Nabucodonosor II, que era imperador da Babilônia, invadiu o reino de Judá. A segunda diáspora aconteceu em 70 d.C, quando os romanos destruíram Jerusalém, e durou quase dois mil anos.

Depois que o Estado de Israel foi instituído, em 1948, a segunda diáspora teve fim. Apesar disso, mesmo com o fluxo constante de judeus voltando a Israel, muitas famílias permaneceram espalhadas ao redor do mundo.

Para que se tenha uma ideia melhor dessa proporção, na última década foi registrada uma população de 6 milhões de judeus em Israel. Em contrapartida, 5,5 milhões de judeus radicados viviam nos Estados Unidos.

O regresso dos judeus
O regresso dos judeus para seu país de origem se deu de forma lenta, mas o movimento tem se acelerado notavelmente nos últimos anos. Tal ação já era prevista pela Bíblia. No Brasil, nos últimos três anos, o fluxo de judeus voltando à Israel aumentou 100%.

De acordo com os dados da última pesquisa feita pela Federação Israelita do Estado de São Paulo, existem cerca de 110 mil judeus vivendo no Brasil. Desse montante, 500 voltaram à Israel em 2015. A expectativa é que o número dobre em 2016.

Neste ano, a União Internacional de Cristãos e Judeus (UICJ) desembarcou no Brasil para ajudar, de forma ativa, famílias judias brasileiras a voltarem para Israel. A entidade já desenvolveu cerca de 400 projetos humanitários com judeus ao redor do mundo. 

“Um dos projetos da UICJ mais populares no mundo é o de ajuda a judeus a retornarem ao país de origem. A estimativa é que, até o final de 2016, 100 famílias judias brasileiras retornem para Israel com a nossa ajuda”, explica Michel Freller, diretor executivo da UICJ no Brasil.

A UICJ foi fundada em 1983 pelo rabino Yechiel Eckstein, nos EUA, com a finalidade de construir pontes de cooperação entre Judeus e Cristãos. Com cerca de 1,5 milhões de doadores ao redor do mundo, sendo destes 99% cristãos, a UICJ mantém mais de 400 projetos humanitários em Israel com foco nos Judeus que vivem em extrema necessidade.

Dos EUA para Israel
De acordo com o site CBN News, observar o retorno do povo judeu é assistir a profecia bíblica se desdobrando, com base nos textos do Antigo Testamento nos livros de Isaías, Jeremias e Ezequiel. Esse movimento é potencializado com iniciativas como as do projeto "Operation Exodus"("Operação Êxodo ", em português), uma organização que ajuda judeus que vivem nos Estados Unidos a se deslocarem para Israel.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário