quarta-feira, 22 de setembro de 2010

VIDA QUE CRISTO OFERECE


(João 10.10)

No texto acima, Jesus se apresenta como o Bom Pastor, como aquele que proporciona segurança e provê alimento para o seu rebanho, em contraste com o ladrão e salteador, que procura por todos os meios a destruição das ovelhas. Existe um inimigo que quer a destruição de todo homem, ele é o diabo. São as mais variadas armas utilizadas por ele para alcançar o seu alvo. Nosso pastor, Jesus Cristo nos preveniu acerca deste inimigo e se apresenta como o Bom Pastor e Porta das ovelhas. Assim, temos o escape verdadeiro e vida que somente ele pode nos oferecer.

Paulo, escrevendo aos romanos, descreve acerca da vida que Jesus oferece: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo”, (Rm 15.13).

Assim entendemos que a verdadeira vida está no “Deus da esperança” e não nas inúmeras religiões, vãs filosofias, fama, dinheiro, poder, prazeres, ou na auto-ajuda. Conhecer a Deus é a própria essência da vida eterna. Glorificar a Deus e gozá-lo para sempre é o objetivo principal da vida humana. Amar a Deus é o maior de todos os mandamentos. O nosso Deus é Deus de esperança. Com ele a vida caminha sempre para o melhor.

A verdadeira vida que Jesus oferece é marcada por uma felicidade e uma paz que excede todo o entendimento humano. O texto diz: “... vos encha de todo o gozo e paz”. A questão humana não é a busca da felicidade, mas a busca dela na fonte errada e o contentamento com um prazer pequeno demais e efêmero demais, enquanto Deus nos criou para o maior dos prazeres, que é amá-lo e viver na sua intimidade. Na presença de Deus há delícias perpetuamente.

A verdadeira vida é alcançada pela fé no Deus vivo e verdadeiro. “... no vosso crer”. A verdadeira vida não é fruto do esforço humano nem mesmo de suas pretensas virtudes. Alcançamos a verdadeira vida não quando galgamos o apogeu da pirâmide social, mas quando cremos em Deus. A fé é o instrumento mediante o qual nos apropriamos da vida abundante em Cristo Jesus. Ele mesmo disse: “Quem crê em mim como diz a Escritura, rios de águas vivas fluirão do seu interior”, (Jo 7.38).

A verdadeira vida é oferecida a fim de nos fazer ricos de esperança. O texto diz: “... para que sejais ricos de esperança”. Deus nos chama para sermos ricos de esperança. Esse capital é mais valoroso do que o ouro depurado. Ser rico de esperança é melhor do que acumular bens materiais. Muitos têm ouro e prata, mas não têm esperança. Muitos são ricos entre o berço e a sepultura, mas não têm nenhuma esperança na vida porvir. Nossa esperança não consiste apenas nesta vida. Aguardamos um novo céu e uma nova terra. Nossa Pátria está no céu. Nosso lar está no céu. Nossa recompensa está no céu. Aqui somos peregrinos. Caminhamos com os pés neste mundo, mas com os olhos fitos na nossa recompensa eterna.

A verdadeira vida deve ser vivida na dependência do Espírito Santo. “... no poder do Espírito Santo”. A vida abundante não pode ser vivida na força da carne; ela precisa ser experimentada e vivida no poder do Espírito Santo. Ele veio estar para sempre conosco. Ele é o nosso consolador. Dele emana todo o poder para uma vida abundante. Ele nos dá poder para viver e morrer. Ele nos capacita a viver em santidade e amor. Ele nos reveste de força para enfrentarmos as lutas e nos dá poder para sermos embaixadores de Deus no mundo. Quando estamos cheios do Espírito, temos vida abundante.

Pr. José Ivan Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário