segunda-feira, 24 de agosto de 2020

NO DIA DA ANGUSTIA, O QUE FAZER?


NO DIA DA ANGUSTIA, O QUE FAZER?

“E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”, (Salmos 50.15) 

O dicionário define a palavra “angústia”, como: Ansiedade física acompanhada de opressão dolorosa: os estremecimentos da angústia. Inquietude profunda que oprime o coração: uma angústia mortal. Angústia é sinônimo de: apertura, martírio, tortura, aflição, agonia, aperto, tormento, tribulação. E o pior são as muitas doenças decorrentes. Nas Escrituras há inúmeras referências acerca do assunto, bem como a muitos personagens que se viram em momentos angustiantes. O salmista Asafe, menciona algumas situações, pelas quais passou: “No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia”, (Salmos 77.2,3). Nem mesmo Jesus deixou de enfrentar tais momentos, no Getsêmani disse aos discípulos: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal”, (Marcos 14.34). Jamais podemos ignorar que os dias de angústia acontecem a todos. São aqueles dias negros, sombrios, doloridos, inesperados, indesejados. No texto acima, o salmista menciona alguns fatos acerca do assunto e o que fazer, vejamos:

 

UMA REALIDADE: “NO DIA DA ANGÚSTIA”. Esse dia é fato. Muitos já tivemos, ou estamos vivendo essa fase. É o momento angustiante, causado muitas vezes por doenças graves, incuráveis; vícios, desemprego, desmoronamento do lar, traições, abandonos, solidão, decepções no amor, outros. A pessoa angustiada se sente desamparada, inconsolável, sem forças, desmotivada, tudo em volta parece que conspira contra ela, nada dá certo, parece que Deus a desamparou. Quem já não se sentiu assim? O profeta Jonas sentiu-se dessa maneira: De dentro do peixe, orou ao seu Deus: "Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor”, (Jonas 2.1,2). É um tempo que ninguém gostaria de enfrentar, mas nenhum está isento, faz parte da vida.

 

UMA ORIENTAÇAO: “INVOCA-ME”. O dia da angústia é uma realidade, mas não estamos desamparados, abandonados, desarmados, desorientados. A Bíblia aponta a solução para enfrentar tais situações. Davi experimentou e encontrou o remédio: “Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz. Ele me guarda ileso na batalha, ainda que muitos estejam contra mim”, (Salmos 55.16-18). No dia da adversidade devemos de igual modo buscar e clamar ao Senhor, pois ele ouvirá. Jamais nos deixemos abalar pelo desânimo e incredulidade, mas atentemos para a instrução do Senhor: “Invoca-me...”. “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”, (Jeremias 29.13).

 

UMA PROMESSA: “EU TE LIVRAREI”. Muitas são as promessas de Deus aos que nEle confiam. Infelizmente muitos se apegam às promessas humanas, de políticos, de santos, de religiosos, de patrões e outros. E todos são falhos. Porém, devemos nos apegar e confiar nas infalíveis promessas do Senhor. Ele prometeu: “Eu te livrarei...”. Deus livrou Moisés de Faraó diante do Mar vermelho e fez passar a pé enxuto todo o povo de Israel, (Ex 14.21,22). Deus livrou os amigos de Daniel da fornalha de fogo ardente, (Daniel 3). Deus livrou Daniel na cova dos leões: “O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano...”, (Daniel 6.22). “Invoquei o Senhor na angústia; o Senhor me ouviu, e me tirou para um lugar largo”, (Salmos 118.5). No decorrer dos séculos são inúmeros os testemunhos de milhares de cristãos que experimentaram o livramento do Senhor diante dos dias de infortúnios da vida. O Senhor jamais falha, ele cumpre cada uma de suas promessas.

 

UM ATO DE RECONHECIMENTO: “TU ME GLORIFICARÁS”. Aqui está a resposta aos Muitos questionamentos acerca do porquê do sofrimento. Quantas vezes Deus permite que os seus enfrentem adversidades, a fim de ensiná-los a reconhecerem que só o Senhor é Deus. O único que deve ser glorificado, exaltado e adorado é o Senhor, pois só Ele é digno de louvor. Somos seus adoradores. Fomos criados para adorar. O Senhor requer adoração exclusiva. O Senhor espera que sejamos seus adoradores fiéis. A glorificação, a gratidão é fruto de todo coração agradecido. A Bíblia diz: “...e sede agradecidos”, (Colossenses 3.15). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário