sábado, 9 de maio de 2020

FELIZ DIA DAS MÃES

Dia das Mães 2020 | 3dmonkey



DIA DAS MÃES, UM DIA MAIS QUE ESPECIAL

No segundo domingo de maio é comemorado o “Dia das Mães”. Não poderíamos deixar de mencionar este dia tão especial em que prestamos homenagem àquela que nos trouxe ao mundo. As mães são dádivas de Deus nas nossas vidas. Elas receberam a dura missão da criação, da educação, da instrução, da proteção e do ensino. Não é tarefa fácil e por isso elas devem ser amadas, respeitadas, honradas e merecem todas as homenagens. Quem pode deixar de reconhecer os muitos sacrifícios da mãe que inúmeras vezes passou noites acordada cuidando da saúde do seu filho. É claro que ela nunca mede esforços e sacrifício, pois seu amor de mãe supera todo o cansaço. Sua recompensa é ver o crescimento saudável, a educação, a formação e a realização profissional e familiar, embora muitas experimentem também a ingratidão e o esquecimento por parte de muitos filhos.

A Bíblia Sagrada diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá”, (Deuteronômio 5.16). Isso significa que Deus se alegra quando os filhos amam e obedecem os seus pais. O Senhor Deus dá tanta importância a mãe, que chega a ilustrar ao seu próprio amor para com seu povo: “... Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que se compadece do filho do seu ventre? Mas ainda que essa viesse esquecer-se dele, eu, todavia, não me esqueceria de ti”, (Isaías 49.14,15).

É claro que existem mães irresponsáveis, indignas que chegam até mesmo ao absurdo de abortar, ou até mesmo de abandonar seus filhos. Mas são casos excepcionais. A Bíblia menciona algumas notáveis mães verdadeiramente dignas de menção:

A primeira mulher, EVA, a mãe de todos os seres humanos. “E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos”, (Gênesis 3.20). SARA, a mãe que destacou a fé: “Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa”, (Hebreus 11.11). Sua fé é inigualável e demonstra o que Deus pode realizar até mesmo diante do impossível. JOQUEBEDE, a mãe de Moisés, (Êxodo 2.1-9). Não mediu esforço para salvaguardar seu filho que veio a se tornar o grande líder Moisés. Quanto orgulho da mãe Joquebede. Quantos filhos se tornam ilustres autoridades na vida os quais jamais devem deixar de reconhecer àquela que teve grande participação no seu sucesso. RISPA, exemplo de mãe que cuida dos filhos e não os abandona nem mesmo após a morte. Com a morte de seus filhos, Rispa tomando um pano de cilício, estendeu-o para si sobre uma pedra e, por cerca seis meses não deixou que se aproximassem deles as aves do céu de dia, nem os animais do campo de noite para que não comessem os corpos de seus dois filhos expostos na terra. Fica a lição para muitas mães que não relutam em abandonar seus filhos que muitas vezes se entregam as drogas e a prostituição. ANA, exemplo de mãe determinada, que não desiste mesmo diante do impossível, que conhece o valor da oração. Ana era estéril e por querer tanto ser mãe tomou a decisão de suplicar o milagre ao Senhor e teve sua oração respondida e se tornou mãe de um dos maiores sacerdotes-profetas do Velho Testamento, (1Samuel 1.10-18). Que a lição dessa mulher sirva para muitas mulheres que desejam ser mãe e não conseguem.

E por fim, não poderíamos deixar de mencionar MARIA, a mãe do Senhor Jesus, (Lucas 1. 30-33). Maria foi agraciada e teve o privilégio de hospedar em seu ventre o Filho de Deus, o Deus Encarnado. E certamente grande foi a sua dor ao vê-lo ser imolado, pregado na cruz em prol dos pecados humanos. Maria a mãe exemplo de humildade e submissão. Sua vida se resume no seguinte ato de obediência: “Cumpra-se em mim segundo a sua palavra”, (Lucas 1.38).

Poderíamos, ainda mencionar muitas outras mães, tanto registradas nas Escrituras como Eunice e outras, quanto na história, como Suzanna Wesley, mãe de John Wesley. Enquanto pregava em Bristol num domingo de Julho de 1742, John Wesley foi avisado que sua mãe estava enferma e retornou às pressas. Mais tarde, enquanto seus filhos estavam ao redor de seu leito, ela disse: “filhos, tão logo eu tenha sido transferida, cantem um salmo de louvor a Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário