terça-feira, 18 de outubro de 2016

Evangélicos decidirão a eleição no Rio, diz Datafolha

Evangélicos decidirão a eleição no Rio, diz Datafolha; Crivella tem 91% dos votos desse segmento



A eleição para a prefeitura do Rio de Janeiro será decidida pelos evangélicos, aponta pesquisa recente realizada pelo Datafolha. O bispo e senador Marcelo Crivella (PRB) lidera a corrida com 48% das intenções de voto, contra 25% do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL).
A pesquisa mostrou que a vantagem de Crivella tem como principal fonte os evangélicos, já que entre os fiéis de denominações pentecostais e neopentecostais, 91% afirmam que votarão no bispo licenciado da Igreja Universal.
Na outra grande tradição cristã, Crivella possui vantagem sobre Freixo, mas com números menos acachapantes: 55% dos católicos afirmam que votarão no candidato do PRB, enquanto 45% diz que votará no político do PSOL.Já entre os evangélicos tradicionais, Crivella possui 89% das intenções de voto, contra 11% do candidato esquerdista, de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo.
O Datafolha entrevistou 1.152 eleitores entre os dias 13 e 14 de outubro, e na amostra, 33% eram evangélicos e 38% católicos. Os demais 29% foram distribuídos entre pessoas sem religião, onde há empate entre os dois candidatos; e de outros credos, como religiões de matriz africana, onde Freixo possui vantagem.
Por fim, a pesquisa apontou que 8% do eleitorado ainda está indeciso sobre em quem votar, e 19% declaram que votarão em branco ou nulo.

Voto decidido

O Datafolha destacou em seu relatório sobre a pesquisa que os eleitores dos dois candidatos têm grau semelhante de decisão de voto: apenas 12% dos que afirmam que votarão em Crivella e 14% dos que optam por Freixo dizem que poderão mudar o voto até o dia da eleição.
A pesquisa mostrou que Crivella lidera em todas as faixas de escolaridade e renda, o que mostra que o senador reverteu a preferência dos mais ricos a Freixo, registrada na última pesquisa que havia sido divulgada.
 Por Tiago Chagas / via gospelmais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário