quarta-feira, 6 de agosto de 2014

TEMPLO DE SALOMÃO REPERCUTE NA IMPRESA INTERNACIONAL E NACIONAL - NOTICIAS GOSPEL


Noticia Gospel Templo de Salomão repercute na Impresa internacional e nacional

Os adjetivos “gigantesco” e monumental” são termos mais usados pela mídia internacional e pela nacional alguns adjetivos a favor e outros contra. O “Templo de Salomão” da Igreja Universal agora é uma realidade no cenário brasileiro e já é vista como o símbolo do poder das igrejas evangélicas neo-pentecostais no Brasil.

A inauguração do gigantesco “Templo de Salomão” pela Igreja Universal do Reino de Deus, fundada pelo bispo Edir Macedo e idealizador do templo, e que foi inaugurado para visitação do público e fiéis no dia 31/07(quinta-feita) num dos bairros mais populares de São Paulo,o Brás, teve uma repercussão enorme na mídia nacional, como também na internacional. As reportagens tanto nacionais como internacionais na sua maioria destacam o avanço, com a inauguração desta obra gigantesca, da linha neo-pentecostal no Brasil.
Os adjetivos “gigantesco” e “monumental” são os mais empregados pela mídia internacional para descrever o Templo de Salomão. A obra, que ocupa uma área quase quatro vezes superior à da Basílica de Aparecida, é vista como um símbolo do poder das igrejas evangélicas no Brasil, sobretudo da Igreja Universal do Reino de Deus. “Essa igreja é baseada, essencialmente, na ideia de cura espiritual e de teologia da prosperidade. (…) No Brasil, ela tem 6 mil templos”, escreve o jornal católico francês La Croix.
O diário também destacou a presença da presidente Dilma Rousseff na inauguração, mas lembra que, em 2001, o fundador da igreja, Edir Macedo, enfrentou problemas com a Justiça. “Ele foi acusado de pelo Ministério Público de São Paulo por lavagem de bilhões de dólares obtidos dos fiéis em troca de falsas promessas de ajuda espiritual”, lembra La Croix.
Já a mídia nacional tem-se visto uma grande divisão de opiniões sobre a construção do templo, que é uma réplica com as dimensões aumentadas do Templo de Salomão descrito na Bíblia no Antigo Testamento da Palavra de Deus. Com uma principal repercussão no meio evangélicos nacional, tendo na grande parte (pentecostal e tradicional), que se posiciona contra a construção do templo, por ver, num modo geral das opiniões, que não se faz necessário nos dias de hoje um templo nos moldes do Antigo Testamento, local onde se fazia todos os tipos de rituais e sacrifícios por pecados cometidos, e que eram levados diretamente a Deus pelo Sacerdote para perdão de cada pecado.
E hoje já é sabido por muitos e divulgado por tantos que um único e suficiente sacrifício por todos pecados do homem foi feito pelo Filho de Deus, Jesus Cristo, na cruz do Calvário, e todos quantos reconhecerem este sacrifício do Senhor Jesus e te-Lo como único e suficiente Senhor e Salvados de sua vida, não precisa mais dos antigos templos para sacrificar. Um dos que questionou a construção foi o pastor/rev. Augustus Nicodemus.
E nas redes sociais muitas matérias são divulgadas com opiniões diversas sobre o megatemplo, que para uns não passa de ostentação da denominação que o construiu e que foi pelo idealizador do templo em São Paulo, uma forma para que o Megatemplo consolide posição da Universal no “mercado das religiões”.
Em recente matéria o site da revista Forbes ressalta a dimensão colossal do novo templo que “destronou”, em tamanho, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. “Para Macedo, construir uma réplica do Templo de Salomão é uma forma de demarcar seu espaço no meio do mundo religiosos no Brasil. E ele fez isso em grande estilo: o templo custou US$ 300 milhões custeados por fundos doados pelos seus membros”.
O site da revista francesa L’Express noticia que Macedo é “um antigo funcionário da loteria do Estado do Rio de Janeiro e atual proprietário da rede de televisão Record, a segunda maior do Brasil atrás da Globo”.
Laços políticos: Antes mesmo da inauguração, o New York Times dedicou uma reportagem ao novo local religioso. O jornal dissecou a relação entre a igreja e o governo da presidente Dilma Rousseff, cuja base política inclui “um bloco de líderes conservadores religioso, incluindo o sobrinho de Edir Macedo, Marcelo Crivella, que é pastor, cantor gospel e, recentemente, ocupou a pasta do Ministério da Pesca”.
O jornal também destaca a expansão, em velocidade acelerada, do número de fiéis da Universal. “Ninguém mudou tanto a paisagem religiosa n Brasil quanto Edir Macedo, fundador da igreja, que, hoje, viaja em jatinho privado e com passaporte diplomático- um privilégio também concedido no Brasil para altos representantes do Vaticano. A igreja de Macedo alia a teologia da prosperidade com cânones das igrejas pentecostais, como exorcismo e curas”, diz New York Times.

Com Informações de O Diario | Divulgação: Noticias Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário