quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Nelson Mandela, sul-africanos cantam e oram; Mais de 90 líderes mundiais comparecem ao funeral

 
Em adeus a Nelson Mandela, sul-africanos cantam e oram; Mais de 90 líderes mundiais comparecem ao funeral
O funeral do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi realizado no estádio Soccer City, em Johanesburgo, maior cidade do país, e contou com a presença de mais de 90 líderes mundiais.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
 
A cerimônia de despedida do líder popular que lutou contra o apartheid contou com orações, músicas e um sermão pregado pelo líder da Igreja Metodista no país, denominação onde Mandela se converteu e foi ensinado.
 
A presidente Dilma Rousseff esteve no evento, acompanhada dos ex-presidentes Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. Em seu discurso, Dilma classificou o líder sul-africano de “a personalidade maior do século XX”, e afirmou que “Mandela inspirou a luta no Brasil” contra a desigualdade social.
 
“Trago aqui o sentimento de profundo pesar do governo e do povo brasileiro e, tenho certeza, [também] de toda a América do Sul pela morte desse grande líder Nelson Mandela. O apartheid que Mandela e o povo derrotaram foi a forma mais elaborada e cruel de desigualdade social e política que se tem notícia nos tempos modernos. [Mandela] Inspirou a luta no Brasil e na América do Sul. ‘Madiba’, como carinhosamente vocês o chamam, constituiu exemplo de referência para todos nós, pela histórica paciência com que suportou o cárcere e o sofrimento”, disse a presidente.
 
Estiveram presentes ainda, entre inúmeras personalidades, o músico e ativista social Bono Vox, líder da banda irlandesa U2, além do presidente norte-americano Barack Obama.
 
Em seu discurso, Obama enalteceu as conquistas pelas quais Mandela lutou durante toda sua vida e trajetória política, e comparou o ex-presidente a personalidades como Ghandi, Martin Luther King, Abraham Lincoln e os pais fundadores dos Estados Unidos da América.
 
“Mandela foi o último grande libertador do século XX”, disse Obama. “Demorou um homem como Madiba libertar não apenas o preso, mas o carcereiro, bem como, para mostrar que você deve confiar nos outros para que eles possam confiar em você, para ensinar que a reconciliação não é uma questão de ignorar um passado cruel, mas um meios de confrontá-la com a inclusão, generosidade e a verdade. Ele mudou a lei, mas ele também mudou corações”, acrescentou Obama, de acordo com informações do portal NPR.
 
Os ex-presidentes norte-americanos George H. W. Bush (pai de George W. Bush), Bill Clinton, Jimmy Carter e a ex-secretária de Estado Hilary Clinton acompanharam Barack Obama na cerimônia fúnebre.
 
O bispo metodista Ivan Abrahams citou a história bíblica de Elias para ilustrar os feitos de Mandela, e disse que o ex-presidente deixa um legado imortal na história da humanidade: “Pessoas como Madiba não morrem, mas eles continuam a viver no coração das pessoas”.
 
O arcebispo católico Desmond Tutu exortou os sul-africanos para mostrar o mesmo tipo de disciplina que Mandela mostrou durante sua vida: “Nós prometemos a Deus que vamos seguir o exemplo de Nelson Mandela”, disse Tutu em seu discurso.
Sul-africanos repetem gesto de Mandela ao deixar a prisão após 27 anos
Sul-africanos repetem gesto de Mandela ao deixar a prisão após 27 anos
Povo canta em homenagem ao líder morto
Povo canta em homenagem ao líder morto
Igualdade: brancos e negros sentados lado a lado durante cerimônia de despedida de Nelson Mandela
Igualdade: brancos e negros sentados lado a lado durante cerimônia de despedida de Nelson Mandela
Multidão promove abraço coletivo em cerimônia de tributo a Nelson Mandela
Multidão promove abraço coletivo em cerimônia de tributo a Nelson Mandela
 
 
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário