quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pastor Ed Rene Kivitz fala sobre exploração pela fé e afirma: “Comercializar religião é melhor que vender droga”

Pastor Ed Rene Kivitz fala sobre exploração pela fé e afirma: “Comercializar religião é melhor que vender droga”
Nos últimos dias um vídeo com um trecho de uma pregação do pastor Ed Rene Kivitz, da Igreja Batista de Água Branca, começou a circular por vários sites e tem chamado a atenção, principalmente, pelas afirmações do pastor de que “comercializar religião é melhor que vender droga”.
 
O vídeo faz parte de uma pregação intitulada “Religião e Espiritualidade”, feita há algum tempo pelo pastor, na qual ele afirma que muitos líderes religiosos têm usado a culpa, o medo e a ganância das pessoas como formas de manipulá-las e explorá-las.
 
De acordo com o pastor, com o uso de frases como “O Senhor tem propósito na sua vida”; “O Senhor vai te abençoar”; “Esse é o ano da virada em sua vida”; “Eu sei que tu tem semeado em oração”; “Deus vai te dar uma nova oportunidade lá no teu trabalho”; “O Senhor falou comigo a teu respeito” e “Ele vai duplicar a tua renda”, líderes religiosos manipulam os sentimentos dos fiéis.
 
- Não pegou na culpa, não pegou no medo. Pega na ganância. É infalível. – explica o pastor, que afirma categoricamente que “comercializar religião é melhor que vender droga”, como forma de explorar as pessoas financeiramente.
 
- Deu pra entender como é fácil explorar o mecanismo religioso? – ressalta.
 
Para ilustrar sua pregação, o pastor contou a história do pai de uma fiel de sua igreja que, em estado terminal devido a um câncer pediu para ser levado à Igreja Universal para receber a bênçãos dos pastores da igreja. Ele conta que após ela passar por três vezes em uma fila para receber uma suposta oração de cura, foi chamada a uma sala onde pastores disseram que eles precisavam dar uma “oferta de sacrifício” já que era a terceira vez que passavam pela fila o que, segundo eles, significava falta de fé para receber a suposta benção. Ele explica então que, diante de tal situação, a pessoa acaba por dar tudo que tem em nome do suposto sacrifício, quando a saúde de um ente querido é usada contra ela como argumento.
 
- Aí vamos supor que você não levou seu pai lá na igreja. Você disse: ‘pai, isso é enganação’. Dali a uma semana o papai morre. Aí lá no velório do papai, a mamãe diz assim pra você: ‘minha filha, e se a gente tivesse levado ele lá na igreja heim?’. Aí você não dorme nunca mais – completa o pastor, ilustrando seu ponto de vista de que “a religião tem um potencial diabólico, escravizador, e que é um campo para oportunista mau caráter”.
 
Ed Rene Kivitz afirma ainda que o mecanismo religioso é um instrumento de manipulação, especialmente das pessoas que sofrem ou que estão abatidas pelo peso de sua culpa. Ele afirma ainda que a religião é o único refúgio de um povo sofrido em um país como o Brasil, e que muitos usam disso para se aproveitar de tais pessoas e de sua fé.
 
Citando como exemplos a cidade de Aparecida do Norte, conhecido local de peregrinação católica, e diversas igrejas evangélicas, o pastor afirma que a experiência religiosa que tem sido vivida no país como cristianismo é na verdade nefasta e danosa, não tendo nada a ver com o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo ou com a espiritualidade cristã.
 
- Se você pegar a espiritualidade cristã você encontra Cruz do Calvário. (…) A Cruz do Calvário é a quebra radical desse mecanismo de ‘mérito de demérito, benção e maldição’ – completa.
 
Ed Rene prosseguiu a pregação falando sobre o uso de tais mecanismos como forma de manipular a fé, e a oposição existente entre esse tipo de espiritualidade e a espiritualidade que é apontada por ele como verdadeiramente cristã, onde a graça de Deus redime o homem de todo erro e toda culpa. O pastor completa ainda afirmando que Deus não se relaciona através de méritos e deméritos, mas sim do amor.

Assista o trecho da pregação em que Kivitz fala sobre a manipulação pela fé:

Assista a pregação completa:

 
 
Por Dan Martins, para o Gospel+
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário