Na entrevista, com exclusividade para Seara
News, o pastor esclarece assuntos polêmicos, do ponto de vista bíblico,
doutrinário e teológico, destacando a importância da doutrina bíblica para a
igreja. As citações e referências bíblicas são à luz do texto
original.
Ex-cientista da NASA, a agência espacial
americana, o pastor Antônio Gilberto é consultor doutrinário da CPAD, membro da
Casa de Letras Emílio Conde, mestre em Teologia, graduado em Psicologia,
Pedagogia e Letras, membro da diretoria da Global University nos Estados Unidos
e autor dos livros “Mensagens, Estudos e Explanações em 1 Coríntios”, “O
Calendário da Profecia”, “O Fruto do Espírito”, “A Bíblia: o livro, a mensagem e
a história”, “A Prática do Evangelismo Pessoal”, “Verdades Pentecostais”, “A
Bíblia através de séculos”, “Crescimento em Cristo” e “Manual de Escola
Dominical”, sendo este último o seu maior best-seller, com mais de 200 mil
exemplares vendidos. Em outubro de 1997, ele recebeu da Abec (Associação
Brasileira de Editores Cristãos) o prêmio Personalidade Literária. É uma das
maiores personalidades da literatura no Brasil.
Entre os dias 16 e 18 de novembro, o pastor
Antônio Gilberto esteve em Vila Velha/ES, ministrando um Seminário de
Escatologia Bíblica, realizado pela Assembleia de Deus Praia da Costa. Durante o
evento agendamos uma entrevista, que aconteceu numa sala do hotel onde estava
hospedado com sua esposa, na orla da Praia da Costa.
Na segunda-feira, 19, pela manhã, chegamos
ao hotel, no horário combinado (Natan, Edenin e eu), e enquanto aguardávamos a
liberação da sala, combinamos o tempo da entrevista, algo em torno de 15
minutos, devido aos compromissos do pastor. Mas durou um pouco mais, cerca de 50
minutos! No final, ele agradeceu, e pediu, em um tom extrovertido, para editar e
colocar em 5 minutos. Acompanhou a nossa entrevista, o pastor da igreja
anfitriã, Marinelshington da Silva, acompanhado do irmão Alvim, que sairiam em
seguida com o pastor Antônio Gilberto para Cachoeiro de Itapemirim, no sul do
ES.
Durante a entrevista o pastor citou pontos
de sua experiência, para ilustrar e facilitar o entendimento às respostas.
Alguns não serão publicados, por questões obvias. Foram momentos de muita
reverência e contrição.
Seara News (Paulo Pontes) - O movimento
neo-pentecostal tem levado as pessoas ao entendimento de que a moda agora é ser
pentecostal. O que o senhor diz?
Pr. Antônio Gilberto - O ponto principal
está na palavra neo-pentecostal, que é um desvio da doutrina. Se alguém é desse
movimento não queira me querer mal, mas o movimento neo-pentecostal ou
neo-pentecostalismo, é desvio da doutrina da Bíblia.
A Assembléia de Deus vem entrando nesse campo e
aceitando porque nossos queridos pastores – (pastor que eu digo não é ter o
título, é o homem conduzir o rebanho. Então o irmão venha entender que eu não
estou falando do pastor porque tem o título e a carteira de pastor, mas o homem
que Deus colocou à frente do rebanho segundo o Novo Testamento) – não ministra a
doutrina. Ensinar, não tem tempo. Eu não estou querendo dizer que o pastor faça
isso sozinho, é claro que não faz. Uma igreja quando tem dez membros, quinze
membros, o pastor consegue fazer muita coisa, mas quando tem cem, quinhentos,
mil, dez mil, é claro que Deus dá para ele uma equipe imensa. Agora eu pergunto:
“Quem são esses homens e mulheres que estão ajudando o pastor?” Então, o
movimento neo-pentecostal é um desvio da doutrina da Bíblia.
Uma coisa que ajuda na resposta: por que eles
se desviaram? – Falta de ensino doutrinário na igreja. É só pular, cantar, falar
em buscar o batismo, falar em línguas, etc. E a doutrina bíblica que é a
doutrina que equilibra? Então oremos para que eles voltem.
Nós estamos entrando pelo mesmo caminho, porque
o movimento neo-pentecostal, do dia para a noite, enche os templos. Mas encher
de quantidade, não é encher de qualidade! Deus quer o templo cheio! Mas, como é
que um templo se enche pela quantidade? Através da conversão! E como é que um
templo se enche através da qualidade? Pelo discipulado! Mas vejamos, nós não
temos tempo para ministrar discipulado. O rebanho cresce e muita gente pensa que
discipulado é ter um grupo de pessoas que se reúnem certos dias, mas
discipulado, aquele que Jesus disse “ide e fazei discípulos”, é algo
maravilhoso. Então nós temos milhões e milhões de abandonados, crianças
abandonadas nas igrejas (criança que digo, é no sentido espiritual). Fala-se
tanto, a prefeitura, Vila Velha, o Brasil, “menor abandonado, menor abandonado”,
e na igreja menor abandonado é uma coisa horrível (menor abandonado que eu digo,
é na fé). Os irmãos se recordam daquele brado do salmista Davi quando disse
“ninguém cuidou da minha alma”. Aquilo dói na alma da gente. Como é que Davi
escapou? “Ninguém cuidou da minha alma”. Então, do lado de cá nossa culpa é
ministrar a doutrina, porque é difícil, é difícil. A doutrina todo mundo sabe
que não é fácil. Não existe uma só doutrina organizada, catalogada como de A a
Z, mesmo a mais simples, desdobrada, ou seja, é preciso à pessoa com graça,
unção e sabedoria, coligir, reunir, orar, jejuar e horas e horas a sós com Deus.
Então o resultado está aí, o movimento neo-pentecostal ganhando tempo em nosso
meio, e nós da Assembleia de Deus (a Assembleia que eu digo é a igreja ortodoxa)
acabamos sofrendo com isso.
Então essa a minha resposta pode ajudar o irmão
depois a passar um filtro, mas, neo-pentecostal (nome bonito: neo-pentecostal)
movimento pentecostal novo, nada, desvio! Eu inclusive tenho dado aulas lá a
pedido deles, pelo menos lá no Rio de Janeiro, ministrando estudos algumas
vezes, mas é difícil devido o tempo. São pessoas conhecidas. Mas nós estamos
absorvendo, ou seja, no passado, vinte, cinquenta anos atrás, eram eles que
vinham a nós pedir ajuda, batistas que eram batizados, presbiterianos que
recebiam o batismo, hoje somos nós que vamos beber lá. Deus tenha misericórdia
de nós. Os irmãos não pensem que eu estou dizendo que a Assembleia de Deus é a
única igreja certa, a Assembleia de Deus não é uma igreja, é uma denominação.
Igreja que eu estou falando é a igreja do Novo Testamento, lá de 1 Co 12.
Seara News - Renovação e Inovação são
palavras parecidas, mas com significados diferentes dentro da visão pentecostal.
Qual a correta definiçãos dos termos, para esclarecimento da nova geração de
obreiros, líderes e crentes em geral?
Pr. Antônio Gilberto - Eu confesso, não
é correto dizer isso, “dentro da visão pentecostal”, eu sugiro que esse termo
seja trocado. Não existe visão pentecostal, existe visão escriturística dentro
da visão pentecostal. Irmão Gilberto, por quê? Porque a igreja do Deus vivo, a
igreja dos primogênitos, é aquela de Atos capítulos de 1 a 28. Igreja do
Senhor.
Por que chamam a gente de pentecostal? Devido o
fato de Deus ter despertado a igreja lá pelo século XVIII e XIX, e começou
aquele movimento entre os metodistas lá na Inglaterra, depois passou para a
América, em 1850, 1870 e foi aumentando, em 1880 eles começaram a jejuar e
sentir fome de mais poder e quando o século virou Jesus começou a batizar entre
os metodistas. Era coisa nova, batizar, batizar, como é que vamos chamar?
Chamaram primeiro de Movimento da Santidade (Holiness Movement) e etc. Até que
em 1901 começou a formar um grupo e depois surgiram outros (Apóstolos da Fé).
Mas isso é coisa local, em Atos dos Apóstolos é a Igreja como tal.
Prosseguindo, renovação e inovação são termos
opostos. Renovação (renovação é claro, espiritual) é a pessoa ser libertada por
Deus (Deus usa os instrumentos que Ele quer) e a pessoa buscar o cristianismo
bíblico. E onde está esse cristianismo bíblico? No sentido público, de Atos 1 a
28. Graças a Deus pelo livro de Atos. E daí para frente lá se vai principalmente
de Romanos até o livro de Judas. Então renovação é algo maravilhoso. Renovação é
para quem envelheceu, caiu na rotina, o que é um perigo. Nossos irmãos batistas,
presbiterianos, são uma benção de Deus, a gente os ama, mas o que aconteceu com
eles, coitados? Rotina, eles caíram na rotina. Quem é que aguenta rotina? Feijão
com arroz todo dia, arroz com feijão todo dia, rotina. Não, rotina não minha
gente! Então, renovação, todo crente normal precisa viver uma vida renovada. Por
que irmão Gilberto? Porque envelhece, espiritualmente falando. E como que
acontece isso? O Espírito Santo tendo predominância. E inovação? A inovação,
Deus nos guarde! Inovação são modismos descabidos, que surgem na pessoa, passam
para a família, passam para a igreja. Por causa de que? Falta de conhecimento
doutrinário ungido da parte de Deus. Porque a doutrina é viva, a doutrina tem
poder vivo. Então a doutrina é a base fundamental da igreja. Naquela manhã que
estivemos junto com os colegas lá no templo, eu li Atos 2.42, bem no princípio
do livro de Atos: “e perseveravam na doutrina”. Muita gente pensa que doutrina é
conversa fiada, quando o termo que está ali, o termo que o Espírito Santo usou
(que às vezes é traduzido diferente) é conteúdo bíblico normativo, conteúdo
bíblico normatizador. Pronto, eu estou de parabéns, é isso que eu preciso! Eu
preciso, usando uma linguagem secular, de um estatuto, um regimento interno,
usando uma linguagem figurada, como é uma empresa, um estado, um país,
constituição. Então o que é doutrina? Doutrina é um ensino bíblico normatizador.
Nem para a direita nem para a esquerda, sempre permaneciam perseverando na
doutrina dos apóstolos. É uma pena que aquilo não continuou. Os irmãos se
lembram de que a igreja de Corinto se desviou, inclusive deu problemas,
problemas, problemas, e quando chega ao capítulo 15 o que Paulo diz? Muitos de
vocês não são salvos. Está lá escrito, infelizmente muitos de vocês não são
salvos. Mas não é novidade, porque o Senhor Jesus…, se lembra de João capítulo
2, quando Jesus disse: eu não confio em vocês, vocês estão crendo naquele
milagre que aconteceu em Caná, mas não confio. O próprio Jesus não confiava
neles, está escrito. E eram crentes. O próprio Jesus não confiava neles, é uma
pena! Então, a doutrina é a chave. Agora, é claro, a doutrina não é feito um “b
– a – bá”. Mas a doutrina é ungida, a doutrina é inspirada pelo Espírito Santo,
tem poder.
Então, renovação, Deus envie sobre nós,
busquemos a renovação. Agora inovação, Deus nos guarde. Sim, mas lá, do dia pra
noite enche. Encher de quantidade não é encher de qualidade. Deus conta primeiro
não é com quantidade. Quantidade é uma benção. Não sou contra! Quem é contra
isso? Mas quantidade com qualidade!
Irmão Gilberto, como é que se enche uma igreja
de quantidade correta? Conversão, conversão genuína. E como é que uma igreja
enche de qualidade? Conversão com discipulado, ou seja, doutrina.
Não, não e outra vez não! Não existe! Ordenação [...] Ordenar mulheres para o Santo Ministério, não tem base nas Escrituras.
Seara News - Um assunto polêmico, cujo
debate já dura por décadas, é o ministério pastoral feminino. Hoje algumas
Assembleias de Deus já reconhecem a ordenação de mulheres. Existe respaldo
bíblico-doutrinário para isso?
Pr. Antônio Gilberto - Não, não e outra
vez não! Não existe! Ordenação… Mulheres no Santo Ministério, tanto venham.
Inclusive muitas vezes elas fazem o trabalho melhor do que os homens. Mas
ordenar para o Santo Ministério, não tem base nas Escrituras. E como é que isso
está acontecendo? É a igreja a culpada e a igreja vai prestar conta disso. A
igreja que eu digo não é a igreja o prédio, os responsáveis vão prestar conta
disso. Jesus nunca ordenou mulheres. O apóstolo Paulo que é um paradigma, não
separou, nunca ordenou mulheres. Agora, mulheres trabalharem no Santo
Ministério, tanto venham. Cantoras, professoras de escola dominical e etc. Mas
irmão Gilberto, e diaconisa? Lá no livro de Romanos o apóstolo Paulo disse que
aquela irmã era diaconisa na igreja de Cencréia. Onde está isso no original? Não
existe! Sim, mas o comentário que eu li diz que era diaconisa. Conversa! No
grego está na forma masculina, ou seja, Paulo deixou aquela mulher ali
provisoriamente, ou então o trabalho era novinho e não tinha homem nenhum para
exercer o diaconato, ele disse vem cá “fulana” (Febe), faz o trabalho aqui, a
obra de Deus não pode parar por causa de problema humano. Está no
masculino.
Uma vez um pastor presidente de uma grande e
renomada convenção, nós estávamos juntos em Goiânia ministrando, e ele no hotel
conversando comigo, disse: “estou agora na presidência, vou incentivar, irmão
Gilberto, o diaconato das mulheres que está praticamente parado. O que o irmão
diz?”
- Eu prefiro primeiro que o senhor que é o
chefe, me dê alguma coisa.
Ele disse: “eu me baseio lá em Rm 16, Febe,
aquela irmã que era um tesouro na igreja de Cencréia (inclusive quando os irmãos
forem a Grécia visitem as ruínas de Cencréia. Eu fui lá visitar, só tem ruínas,
e eu fiquei pensando onde é que ficaria aqui a casa dela, porque tudo indica que
era uma mulher de muito dinheiro. Paulo disse: “ela me hospedou muitas vezes, e
hospedou a muitos”), que era diaconisa, a Bíblia em português diz: que serve ao
Senhor na igreja de Cencréia, outra versão que eu tenho diz que ela servia como
diaconisa”. Eu me calei, e ele disse: “uma segunda passagem, irmão Gilberto, que
eu tenho em mente é lá em Timóteo quando a Bíblia diz: e as mulheres…”
Eu disse: Pastor, a passagem de Romanos no
original está no masculino, pode pegar qualquer manuscrito bíblico. Ou seja, ou
o trabalho era novinho e não tinha homens habilitados, e o apóstolo Paulo um
homem cheio do Espírito Santo, a obra de Deus não ia parar por causa de problema
humano. Vem cá, Febe, exerce aqui enquanto não se prepara um homem, ou então não
sei a razão, a Bíblia não explica, mas está no masculino.
“E lá em Timóteo?”
Pode pegar o termo original que a oração no
grego pára, e quando diz as mulheres, são as esposas dos obreiros. Ele parou, e
parou até hoje.
Voltando a pergunta, o que o irmão diz disso? É
anti-bíblico. E o que fazer? Quem estiver fazendo vai prestar conta a Deus. Mas
infelizmente não é só ordenação de mulheres, é muita coisa que a igreja decide
por ela. Eu podia fazer menção aqui, não vou, não há necessidade. Para ninguém
pensar que é só esse fato: São várias coisas que a igreja faz sem ter… Por
exemplo, há igrejas que só separam (consagram) obreiros para o diaconato se
forem casados, não estou criticando a igreja local, há igreja que só separa
(consagra) casados, porque o escândalo está sendo grande de obreiros solteiros.
Enfim, a igreja que tomou a decisão, não é a Bíblia.
Batismo em águas: tem igreja que a pessoa se
entregou pra Jesus, foi perdoada ali mesmo, foi convertida, batiza na água. Tem
igreja que diz: “Não, aqui pra ser batizado tem que fazer um cursinho”. Lá na
minha igreja, por exemplo, tem um cursinho de três meses, onde está isso na
Bíblia? Lugar nenhum. É a igreja que decide!
Realização de matrimônio, esse caso é mais um,
só que este é grave.
Então, em resumo, não tem base na Escritura,
nem no Antigo, nem no Novo Testamento. Deus quer a mulher no ministério, quanto
mais, melhor, para muita tarefa. Mas ordenação para cuidar do rebanho Deus
reservou para o homem. De modo que esse negócio está dando problema. E os que
estão na Assembleia de Deus? Vão prestar conta a Deus! Vamos brigar com eles?
Deixa pra lá, vão prestar conta a Deus! Esse é que é o problema, a Bíblia diz
cada um de nós. Eu vou dar conta e os irmãos vão dar conta também. Se o Tribunal
de Cristo fosse coletivo…, mas a Bíblia diz cada um. Então nós temos que pensar
nisso.
Seara News - Qual o posicionamento do
pastor diante das mudanças dos crentes na conjuntura sociológica na
pós-modernidade?
Pr. Antônio Gilberto - Em primeiro
lugar, o que é pós-modernidade, no sentido bem popular? É o predomínio do
humanismo, (não estou falando de humanitarismo, estou falando de humanismo). E o
que é humanismo em filosofia? É o homem ser o centro e Deus jogado fora. É isso
que o mundo, inclusive o Brasil vive. E como começou isso? Começou há décadas,
logo depois da Segunda Guerra Mundial. Então não é o humanitarismo, porque este
é uma coisa maravilhosa, eu estou falando de humanismo. E o que é humanismo,
onde está na Bíblia? 2 Timóteo 3, está bem claro isso lá, como sinal da vinda de
Cristo. O homem passa a ser o centro de tudo e Deus na periferia jogado fora. E
pode ver, a sociedade chegou nesse ponto. Nem na igreja Católica, eles vão à
missa só pra marcar ponto, nem sabem quem é o vigário, acabou. A igreja Católica
hoje vive somente desta forma.
Então qual o posicionamento do pastor diante
das mudanças dos crentes na conjuntura sociológica na pós-modernidade?
Pós-modernidade é um movimento filosófico de inspiração satânica que começou
logo depois da Segunda Guerra Mundial, por volta do ano de 1947.
E qual é a filosofia? O homem é o centro de
tudo. Pode-se ver, colégio, faculdade, fábrica e tudo. E Deus? Jogado fora, nem
é mencionado.
E no passado? Não, no passado pelo menos em
teoria, hoje nem em teoria. E o que é que diz a Bíblia lá nas epístolas?
Moralmente o mundo irá de mal a pior. Tecnicamente não. Quem é que não sabe que
tecnicamente o mundo está se tornando uma maravilha? São satélites,
computadores, é uma benção. Mas moralmente, irmãos queridos, não vai mudar, vai
piorar. Mas essa nova geração, e escola, e programas do governo, as associações?
Não dá em nada, a Bíblia diz, irá de mal a pior. Em que sentido? Moralmente.
Graças a Deus que a igreja está na terra pregando o Evangelho, só que a igreja
tem que tomar cuidado pra se manter renovada, e isso custa um preço porque o
humanismo, ou seja, o pós-modernismo tomou conta da sociedade e principalmente
da juventude. Deus tenha misericórdia da juventude! O irmão Edenin Pontes Neto
tem 22 anos, essa idade é difícil. Então um jovem como o irmão, na igreja,
devemos levantar as mãos não sei quantas vezes para o céu e louvar a Deus.
Quando eu estive na Escandinávia, pouco tempo
em viagem de pesquisa, mas ninguém sabia, os irmãos sabem que foi a Escandinávia
que evangelizou a América do Sul, muita gente pensa que foi só o Brasil, na
época eles mandaram missionários também para a Argentina, Peru, Chile, Colômbia,
nós somos brasileiros destacamos o Brasil. Os irmãos sabem disso, que vieram da
Escandinávia, da Suécia, da Finlândia, da Noruega. E vejam, claro que eu estou
repartindo isso porque os irmãos são obreiros, se fossem novos convertidos eu
não compartilharia isso. Na nossa despedida lá, o pastor da Igreja Filadélfia,
pastor Scott, nome bem difícil dele, um pastor ainda bem jovem, disse:
- “irmão Antônio Gilberto, eu gostaria de saber
como será sua volta”.
Eu disse: “eu tenho que pegar um vôo às 16
horas para Berlim e preciso estar liberado, enfim, até a hora do almoço”.
Ele disse: “Olha, eu vou convocar hoje à noite,
domingo, o ministério pra uma despedida, com um café, uma palavra da parte do
irmão”.
Eu falo um pouquinho de sueco, era pra falar
melhor, mas a gente perde o controle. O sueco é muito parecido com o inglês, o
finlandês é mais parecido ainda. Bom, veja só o que aconteceu: no momento certo
eu estava numa sala muito bonita, aproximadamente uns 60 homens e mulheres,
diáconos, etc. Eu compartilhei um texto bíblico, ele apresentou os obreiros que
eram obreiros-chave, logo em seguida ele disse:
- “Meus irmãos, o irmão Gilberto ele precisa se
organizar para viajar, agradeço os irmãos por terem vindo, tiramos foto, agora
eu dispenso os irmãos, por favor, deixem o recinto calmamente”.
Ele chegou pra mim e disse:
- “Irmão Gilberto, eu preciso, eu e minha
esposa que está aqui, ficar alguns minutos com o irmão antes do irmão ir para o
hotel”.
Então os obreiros se despediram, nos abraçamos
ali, tiramos fotos e foram embora. Logo que saíram, ele disse:
- “Vamos para o meu gabinete”.
E quando chegamos lá no gabinete ele
disse:
- “Olha irmão Gilberto, fomos nós”. Ele disse
isso com os olhos lacrimejando e com a voz embargada.
- “Irmão Gilberto, o irmão bem sabe que fomos
nós que no século passado, a Escandinávia, principalmente a Suécia, que Deus
abalou o país, batizou com o Espírito Santo levantou aquela igreja poderosa e
uma das primeiras coisas foi mandar missionários, e missionários para o Brasil,
Daniel Berg e Gunnar Vingren e dezenas de outros”.
Deus os abençoou que levantaram aquela obra no
Brasil e depois vieram os missionários americanos, enfim. Aquilo me doeu. De
fato nós estamos pecando.
Ele disse isso comovido:
- “A gente nota irmão Antônio Gilberto, ida e
volta de obreiros do Brasil pra América, para o Canadá e nós aqui abandonados”.
Então com lágrimas nos olhos ele disse: “Venham nos socorrer!”
Aquilo me doeu, eu não agüentei e chorei
também. “Venham nos socorrer!” Mas, meu irmão em que sentido?
Ele disse: “Jejuem por nós, jejuem por nós,
morram por nós num certo sentido”.
Está difícil a situação na Escandinávia. Agora
o pós-modernismo está uma maravilha lá, entre aspas. Então, irmãos, significa
que Jesus está voltando. Isso serve para gente botar as barbas de molho.
Seara News - Há uma afirmação de que a
igreja evangélica brasileira está cansada, o que ocasiona mudanças de paradigmas
em relação aos modelos tradicionais, e leva muitos crentes ao abandono do
convívio fraterno, substituindo-o por um modelo de vida cristã alternativa. Como
o senhor avalia essa situação?
...exagero, fanatismo, torcer a verdade bíblica, pegar as escrituras e adulterar. Isso arrasa a igreja.
Pr. Antônio Gilberto - Falta de um
avivamento espiritual de acordo com o livro de Atos. Vamos buscar um avivamento
de acordo com John Edward? Não! Vamos buscar um avivamento de acordo com “Fulano
de tal”? Não! Um avivamento segundo o Livro de Atos do Apóstolos!. Aonde?
Capítulo 2, 8, 13 e 19, o livro de Atos. E aquele avivamento de John Edward?
Aquilo foi para aquele tempo. Não vamos copiar modelo dos outros. Então a
resposta aqui é uma só: um avivamento! Agora, um avivamento com base na
doutrina, se não ele pode descambar para a direita. Os irmãos já notaram que
sempre que a Bíblia previne sobre desvio, e não tem nenhum texto contrário,
sempre que a Bíblia alerta sobre desvio, cuidado com o desvio para a direita e
depois para a esquerda?
A Bíblia nunca diz primeiro para a esquerda.
Nós fizemos um levantamento criterioso disso à luz do texto original e só tem 11
vezes na Bíblia. Só tem 11 vezes Deus dizendo: cuidado com o desvio para direita
e depois para esquerda. Deus nunca diz primeiro esquerda. Não!
E o que é desvio para direita? Desvio para o
lado certo, ou seja, exagero, fanatismo, torcer a verdade bíblica, pegar as
escrituras e adulterar. Isso arrasa a igreja. Nós estamos tendo essa
dificuldade. Essa igreja que eu fui ministrar lá no RJ, neo-pentecostalista, meu
Deus! Desvio total. Eu estava ministrando, já do meio para o fim do estudo
bíblico, quando um homem se levantou no auditório, começou a pular e profetizar.
O pastor que me convidou disse: “irmão Gilberto, me dê licença”. Pegou o
microfone e disse: “irmãos diáconos vão lá e mandem esse homem parar!” Os
diáconos correram lá e o homem se revoltou, inclusive pegou uma cadeira,
levantou e pulou com a cadeira. Aí uma irmã se levantou e disse: “é o espírito,
é o espírito!” O pastor disse: “Mas não é o Espírito do Senhor!”.
Olha, levaram uns 5 minutos para ele acalmar.
Arrancaram o homem e o levaram de quatro pés lá para o lado de fora. Avivamento…
Levaram o homem de quatro pés, seguram nas duas mãos e nos dois pés. E a irmã?
Disse o pastor: “Diaconisas venham depressa!”
As irmãs vieram, seguraram a saia dela, saia
muito curtinha, e a levaram de quatro pés lá para não sei aonde.
Avivamento… Devido o que? Desvio para direita.
O desvio para direita é pior que desvio para esquerda.
O que é desvio para esquerda? Desvio para
pecar. Esquerda é o lado do erro. Deus nunca diz: Cuidado com o desvio para
esquerda e depois direita. A Bíblia sempre diz… Se lembram de Josué? Josué, não
te desvie nem para direita nem para esquerda. Então nós temos que ter cuidado
com isso, avivamento é uma benção de Deus, mas um avivamento bíblico, se não
pode desviar para direita.
Políticos na igreja? Bem dito seja Deus. Nos cultos, como membro da igreja, tudo bem, agora se imiscuir, não, não, não!
Seara News - O senhor afirmou, durante o
seminário, que a família está fragilizada. Qual a conseqüência disso para a
igreja e como revitalizar a família?
Pr. Antônio Gilberto - Os irmãos sabem o
que é fragilizada? É uma coisa que se quebra com facilidade. Se não for dado um
jeito nisso, ele se fragmenta. A família dentro da igreja – fora da igreja, Deus
tenha misericórdia – está fragilizada. E qual é o passo seguinte se não houver
uma providência Divina? Fragmentar a família. Sabe o que é fragmentar? Virar
pedaços. E o qual é o terceiro passo? Ruína. Onde está isso na Bíblia? Lucas 17,
quando Jesus alertou. E onde está mais sobre isso? 2 Timóteo 3, está bem claro
isso. Lá no final diz: “proibindo o casamento”. Então a igreja vive este tempo,
ou seja, em suma, busquemos a renovação, busquemos o avivamento.
Agora, doutrina é a chave: “permaneciam na
doutrina dos apóstolos”. Então, os irmãos sabem que isso dói, porque a família é
sagrada. Meu Deus, a família é a chave de tudo. De onde vem o governo? De onde
vem o município? De onde vem o operário da fábrica? De onde vem o membro da
igreja? De algo maravilhoso chamado família. E quais são os dois esteios da
família? O marido e a mulher, a mulher e o marido, são os esteios.
Seara News – O que o senhor diz da
igreja brasileira em face da atual política governamental?
Pr. Antônio Gilberto - Voltar ao Livro
de Atos dos Apóstolos! Como assim? O livro de Atos está repleto de políticos,
mas fora da igreja. Nada de mandar na igreja. Lá está o nome de Cláudio, lá está
o nome de Festo, lá está o nome de Herodes, o nome de Agripa. Todos eles eram
grandes políticos, mas nada de se meter na igreja, ou seja, não deve haver
intervenção, intromissão com político e político na igreja pra mandar. O livro
de Atos está repleto de políticos, só que no seu lugar e a igreja no lugar dela.
Hoje em muitos lugares estamos vendo a mistura. O livro de Atos é o nosso
modelo. Lá está Cláudio, César, está Festo… Inclusive o caso de Festo! Por falar
nisso, irmãos, é uma coisa terrível, porque ele veio com Berenice, quando veio
para comparecer diante de Paulo. Ele veio com sua esposa Berenice. Os irmãos
sabiam que Berenice era irmã carnal dele? Vejam como estava o mundo romano!
Berenice era irmã carnal e ele vivia com ela e ela com ele como marido e mulher.
É pavoroso! A Bíblia não diz isso porque a Bíblia não tem nada haver. Mas quando
o irmão pesquisa nos anais, como eu pesquisei em Roma… Irmãos carnais, ele
largou a mulher com quem ele tinha casado e se juntou com a própria irmã e
apareceu perante Paulo. Terrível, terrível!
Voltando a pergunta… Políticos na igreja? Bem
dito seja Deus. Nos cultos, como membro da igreja, tudo bem, agora se imiscuir,
não, não, não!
Para ilustrar isso aqui, eu cheguei a mencionar
que eu tive um convite, muito honroso de ministrar para os executivos da grande
empresa de cimento, a Votorantim. Os irmãos sabem que a Votorantim é uma
potência, aqui no Espírito Santo deve ter sucursal, escritório. A Votorantim é
magnata, imaginem o privilégio! Eles mandaram um ofício para a Convenção Geral e
caiu nas mãos do Pr. José Wellington, nosso presidente, para ele designar alguém
para ministrar numa palestra religiosa de 50 minutos, na reunião nacional dos
executivos, numa cidade do Rio de Janeiro chamada Friburgo, onde fica uma das
grandes fábricas deles. O irmão Wellington ligou pra mim, eu disse: “irmão
Wellington por que o senhor não vai?” Ele disse: “Eu não vou nada. Gilberto,
você aceita?” Eu disse: Só se eu receber pormenores e o senhor orar por mim. Ele
disse: “A gente ora!” Concluindo, eu aceitei e então o secretário da empresa
entrou em contato comigo e disse: “A primeira coisa que pedimos, por obsequio, é
o senhor enviar o seu currículo, é norma”. Está bem, eu não gosto de mandar para
ninguém, mas eu envio. Eu enviei meu currículo. Ele disse: “Segunda coisa, desde
agora o senhor está com motorista e carro a sua disposição, é seu. Se o senhor
quiser vir de helicóptero, nós temos, pegamos o senhor, levamos em casa. Mas se
o senhor quiser vir de avião, daqueles jatos de dois motores, aqui tem
aeroporto, tem tudo. O senhor pode trazer sua família. E outra coisa, o senhor
quer hotel de cinco, quatro ou três estrelas?” Eu disse que não faço questão de
estrelas, contanto que seja bonzinho. Resultado: fomos lá para a reunião e
quando completaram os 50 minutos, o mestre de cerimônia (o MC), me chamou a
parte e disse: “O auditório está pedindo se o senhor pode prorrogar meia hora
mais?” Eu fiquei surpreso. Ele disse: “O auditório está pedindo se o senhor pode
prorrogar a palestra por mais meia hora?” Eu disse: Poder, eu posso. Mas eles
não vão se cansar? Ele disse: “São eles que estão pedindo! Segundo, o auditório,
os executivos estão perguntando se é o possível o senhor responder perguntas?”
Eu disse que perguntas já é fórum, e o convite que eu tenho aqui é uma mensagem
religiosa. Ele disse: “Está certo, deixe comigo que eu dou a resposta para
eles”. Eu digo então, perguntas já é um fórum, eu não me nego se eu souber, mas
misturar… Ele disse: “Está certo, o senhor é pastor, deixe comigo”.
Voltando… A que ponto quero chegar? Quando
terminou tudo, foi servido um coquetel. O executivo chefe me chamou num canto e
disse: “Isso aqui não é um pagamento, ao contrário, isso aqui é um honorário”.
Foi uma benção de Deus, Yolanda pulou de alegria. Porque foi um bom dinheiro e
eu estava com alguns problemas de aperto financeiro, inclusive um seminário que
eu precisava participar na Alemanha e a coisa estava feia, porque a moeda de lá
é o Euro e o Euro não é fácil, dói na gente, pois a gente pega um tanto de Real
e quando cambia fica pouquinho… Eu agradeci. Aí ele já veio para o lado de fora,
com a cúpula dos executivos e disse: “Senhores executivos, setor do Maranhão,
setor gaúcho, etc. Senhores executivos, ouçam bem o que nós vamos dizer agora. O
reverendo já está saindo, indo embora. Os senhores se lembram de que até agora
quem fazia esse trabalho era padre. Todo ano vinha um monsenhor ou um bispo, só,
reverendo, que eles só falavam aqui de política. Só vinham falar de política e
filosofia. Chega! Política nós temos, filosofia nós temos. Aqui está o doutor
‘Fulano’ que é catedrático de ‘não sei do que’. Reverendo, não dá! Então nós
resolvemos mudar agora e chamar um pastor”. Eu digo, como é que estão as coisas
na face da terra? Incrédulo mudando. Eu digo, gente isso é uma lição para nós. A
gente às vezes não quer mudar nada quando é hora de mudar. Ele disse:
“Resolvemos mudar, porque todo ano é um bispo, um arcebispo, um monsenhor. Só
reverendo, que ultimamente eles só vinham falando de Planalto, Brasília, ONU,
política, etc. E nós queremos é alguma coisa para nossa alma!” Eu lá dentro de
mim eu dei um glória a Jesus e ainda falei algumas línguas em segredo, eles
viram os lábios se mexendo, mas eu segurando as línguas ali no espírito. E de
fato, este ano o convite foi feito para a igreja presbiteriana e quem foi lá
este ano foi o reverendo Estevão. Mas vejam como que está o mundo, o mundo
pedindo socorro à igreja. Agora eu pergunto, nós temos o pão pra dar? Graças a
Deus!
Seara News - Que mensagem o senhor deixa
para os crentes capixabas, diante da crise de identidade vivida nos últimos
dias?
Pr. Antônio Gilberto - A última mensagem
que deixo é que nós precisamos realizar retiros espirituais, realizar reuniões
da porta para dentro das igrejas, só para o rebanho do Senhor, para essa
finalidade de oração, de estudo da Palavra, de concentração com o fim de buscar
de batismo com o Espírito Santo. Mas batismo genuíno! Pois muita gente não busca
porque acha que não precisa, quando o batismo com o Espírito Santo, os irmãos
sabem, que é uma dádiva tão preciosa que Jesus disse para ficar lá até receber.
Mas também quem é batizado, renovar-se, renovar-se, renovar-se! É a nossa
mensagem. É a mensagem de Atos. Renovação, renovação espiritual. E concluindo,
eu deixaria também para o programa, em Romanos 15.29, onde Paulo disse: “eu vou
a vocês, até Roma, só que eu vou pregar o evangelho completo”. Ou seja, que
Jesus salva, que Jesus cura, que Jesus batiza, que Jesus renova, que Jesus vem
outra vez. Ele disse, “eu vou a Roma sim, só eu vou levar o evangelho
pleno”.
Que Deus nos conceda viver o evangelho pleno.
Em Romanos 15.29 ele disse: “Eu vou a Roma levando o evangelho pleno”. O
evangelho que não é pleno, ele é uma benção, ele abençoa. Mas o evangelho pleno,
ele é maravilhoso.
Seara News - Quem é o pastor Antônio
Gilberto?
Pr. Antônio Gilberto - Eu sou membro da
Igreja Assembleia de Deus no Brasil (em Cordovil/RJ). Pela graça de Deus, salvo
por Jesus. Ele por sua graça, além de me salvar, me trouxe para o Santo
Ministério e nele tem me usado. Mas toda honra, glória, louvor e mérito é dEle e
só dEle. E por sua graça Ele também me deu uma esposa (Irmã Yolanda) paciente,
compreensiva, que coloca o ombro debaixo da carga e geme sozinha. Eu chego
muitas vezes, às vezes a noite eu venho de certos compromissos, lá está ela
sentada ou ajoelhada ou em pé orando, orando, orando. Portanto 75, 80, 85 por
cento do que eu faço para Deus, eu devo a Deus através dela. Mas eu sou um
servo, os irmãos sabem que duas maravilhas na vida do crente, duas grandes
maravilhas, é que o crente primeiramente é filho. Filho de Deus só tem um tipo,
ou a pessoa é ou não é. Não existe neto, Deus não tem neto. Deus só tem filhos.
E em segundo lugar, servo. Filho de Deus só existe um tipo. Mas tem muito tipo
de servo, inclusive tem o servo mal e lá no livro de Isaías 42 tem servo cego.
Meu Deus! Está lá escrito. Então Deus tem tido misericórdia e nos tem feito
filho e servo.
Algumas outras coisas que são seculares, que
qualquer pessoa tem. Algumas faculdades. Alguns idiomas. Mas isso é coisa normal
que todo mundo pode fazer. Mas a grande maravilha é que eu sou filho, como os
irmãos também são filhos. Não são netos, nem afilhados, filhos de Deus! E a
maravilha? Ser servo!
Eu agradeço esse privilégio da entrevista e lhe
peço o obsequio do irmão editar e, por favor, coloque isso em cinco minutos.
(rs) - “As perguntas são muito bem feitas, muito abrangentes. Cada pergunta
dessas merecia uma entrevista à parte”. Pr. Antônio Gilberto
Maravilhoso ensinamento...amei!
ResponderExcluir