segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

É CHEGADO O NATAL




É CHEGADO O NATAL

É chegada a semana do Natal. Época em que as lojas da cidade e os shopping centers estão superlotados, pessoas em correria buscando comprar presentes para filhos, parentes e amigos, fazendo a alegria dos comerciantes. As ruas movimentadas, as lojas e comercio agitados caracterizando as festas natalinas. Os aeroportos e rodoviárias também com intensa movimentação de passageiros que começam a viajar para comemorar com familiares e parentes a data tão importante. As estradas nessa época estão com trafego acima do normal. À noite, a iluminação nos prédios, postes, árvores, a decoração de casas e nos grandes edifícios, embeleza e anuncia a chegada do Natal. Mas, o que é o Natal? Qual o seu verdadeiro significado? Será tão somente todos esses movimentos e embelezamento nas residências e cidades? Será que é somente motivo para as confraternizações de amigos e trocas de presentes nas empresas? São as festas e jantares com bebidas, som, etc?

O que realmente significa o Natal e qual sua importância para a humanidade?

A comemoração do Natal no dia 25 de dezembro pelo cristianismo marca o nascimento de Jesus, o Filho de Deus. O nascimento de Jesus é a encarnação de Jesus como segundo Adão é a realização da vontade de Deus para desfazer o dano provocado pela queda do primeiro homem, Adão.  

Os evangelhos de Lucas e Mateus contam que Jesus nasceu em Belém, na província romana da Judeia de uma mãe ainda virgem. No relato de Lucas, José e Maria viajaram de Nazaré para Belém por ocasião de um censo e Jesus nasceu durante a viagem numa manjedoura muito simples. Anjos o proclamaram salvador de toda a humanidade e pastores vieram adorá-lo. No relato de Mateus, astrônomos seguiram uma estrela até Belém para levar presentes a Jesus, nascido o "rei dos judeus". O rei Herodes ordena então o massacre de todos os meninos com menos de dois anos de idade, mas a família de Jesus escapa para o Egito e depois volta para Nazaré, um evento que tradicionalmente marca o fim do período conhecido como "Natividade".

A importância do Natal vai além de tudo acima mencionado e deve ser comemorado com temor, reflexão, humildade e de forma altamente espiritual. Na celebração desta data devemos entender as lições que aqueles “magos” deixaram para a humanidade quando foram a Jesus.

A pergunta dos magos que vieram do Oriente foi: “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?” (Mt 2.2). Aqueles homens empreenderam uma viagem longa não medindo sacrifício que teriam que enfrentar pois queriam encontrar com o “Rei Jesus”. Neste Natal todos devemos fazer como os “magos”: Ir a Jesus. Muitos festejam este momento e falam de todos os assuntos e esquecem o principal. Não deixe o dono da festa de fora. Procure encontrar Jesus e o tenha como a pessoa central de sua vida.  

O texto ainda faz referência ao proposito principal pelo qual os magos queriam encontrar Jesus: “viemos adorá-lO”, (Mt 2.2). Será que você tem sido um adorador do Rei Jesus? Será que as famílias ao se reunirem nesta data em suas casas têm prestado a devida adoração ao aniversariante, ao Filho de Deus? A adoração verdadeira deve constituir no principal motivo das celebrações do Natal.

   
As pessoas de modo geral só procuram o Rei Jesus quando necessitam de algo, assim O buscam para lhe pedir bens, curas e milagres para si ou para os seus. Os magos nos ensinam também que devemos buscar Jesus para lhe oferecer dádivas. “E entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se o adoraram; e abrindo os seus tesouros, lhe ofereceram dádivas: ouro, incenso e mirra”. (Mt 2.11).  Devemos ter o mesmo sentimento de reconhecimento e gratidão pelo Senhor Jesus. Ele é merecedor de honra, louvor, adoração, glória e dádivas.  

O que foi oferecido o Rei Jesus? Ouro: metal precioso de grande valor. Simboliza a realeza de Jesus, sua dignidade de Rei. Ele nasceu como rei. Ele é o Rei da glória, (Sl 24). Os magos também lhe ofereceram Incenso: uma resina aromática que se queimava na antiga dispensação. Isto pode simbolizar o lado divino de Jesus. Todos os homens devem reconhecer sua divindade e não somente um homem, ou um estadista, ou ainda um grande profeta. Não, Jesus Cristo é o Ungido de Deus, o Unigênito Filho de Deus. E por fim o outro presente que lhe foi dado: Mirra: Uma resina odorífera, medicinal. Nesse caso, mirra poderá simbolizar sacrifício. Possivelmente seja o sacrifício que eles (os magos) empreenderam na longa jornada para ver a criança recém-nascida.

O que você está oferecendo ao aniversariante nesta data? Um dos maiores presentes que podemos dar a Jesus Cristo não é bens e oferendas matérias, mas nossa própria vida como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional, (Rm 12.1). A Bíblia diz: “Dá-me filho meu o teu coração...”. Neste Natal, abramos nossos tesouros, nossos corações e o convidemos para Ele fazer morada. 

É Natal! Permita que Ele nasça em sua vida, FELIZ NATAL!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário