terça-feira, 31 de dezembro de 2019

2020, ANO NOVO E NOVOS DESAFIOS




2020, ANO NOVO E NOVOS DESAFIOS

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”, (Fp 3.13 e 14).

Estamos findando o ano de 2019 e já vivendo o clima de expectativas de um ano novo. Certamente que nos esperam novos propósitos e desafios. Normalmente a época é propícia para celebrações, festas, jantares de confraternizações, viagens enfim. Mas é também momento em que as pessoas fazem o balanço de como foi o ano findo, se seus projetos foram alcançados ou não, se ganharam ou perderam dinheiro e bens, se tiveram mais menos alegria, etc. É comum também nesta época, as pessoas limparem as gavetas das escrivaninhas em seu local de trabalho, ou nos escritórios em casa, e jogarem pelas janelas toda a papelada querendo proclamar que no ano novo tudo realmente deverá ser novo.

Nesse contexto quero sugerir três atitudes que todos deveríamos ter para o ano de 2020   

Primeiro: Procure esquecer das coisas que não valem a pena serem lembradas. Quem não atravessou durante o ano findo situações desagradáveis? Seja na área profissional, sentimental, familiar, seja no seu círculo de amizades, enfim? Todos enfrentamos nosso leão de cada dia, do qual não podemos fugir. Sofremos decepções constantemente, as coisas nem sempre ocorrem como esperamos, o dinheiro é sempre aquém das nossas necessidades, a promoção tão esperada veio para colegas, mas não para nós?   funcionários mais competentes e fiéis foram os que mais deram prejuízos? As doenças e hospitais foram constantes na família, filhos causaram tristezas e danos, pessoas queridas foram sepultadas, os carros não saíram da oficina, os acidentes foram muitos, os amigos abandonaram, lares desmoronados, etc. ufa!!!  Tantas coisas aconteceram que você diz: “Espero que o ano de 2020 seja diferente, quero esquecer”. Sim e realmente fatos desagradáveis que em nada contribuem devem ser deixados para trás, como diz Paulo no texto acima: “... mas uma coisa faço, e é que, esquecendo das coisas que atrás ficam...”,

Segundo: Procure lembrar das coisas que jamais devem ser esquecidas. Porém, com certeza, o ano de 2019 não foi somente de tristezas e decepções. Existem inúmeras razões pelas quais devemos ser agradecidos, afinal é bíblico: “Sede agradecidos”. Se somos prontos em reclamarmos de ocorrências negativas devemos de igual modo sermos gratos pelos momentos e circunstancias que nos trouxeram alegrias, sucesso, promoção, destaque, lucros financeiros, aquisição de bens, devemos nos lembrar de todo o bem que Deus concede graciosamente, como a paz, a saúde, a família que é nosso bem maior, o pão nosso de cada dia. Temos muito o que lembrar, pois Deus em sua fidelidade tem suprido cada um de seus filhos. Atente para as palavras do salmista:    

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia”, (Salmos 103.1-5).

Terceiro: Procure avançar sempre e incansavelmente rumo aos seus alvos. E por último, tenha metas, alvos, propósitos e seja determinado em seguir cada um deles. As pessoas geralmente prosperam, quando fixam metas. Pessoas sem alvos não chegam a lugar nenhum. Enumere seus objetivos para 2020. Onde você quer chegar? Em sua vida profissional, seja cargo, ou se você possui empresa, até onde você pode ir? Estudar, fazer cursos específicos?  O que deseja realizar? O que pretende adquirir? Em sua vida pessoal, o que pretende? Casar, ter filhos, viajar?  Enfim planeje sua vida para 2020 e faça de tudo, lute para sua concretização. 

Por fim, em todos os alvos, seja material, financeiro, pessoal, sentimental, familiares todos, devem ser elaborados com sabedoria e inteligência. Porém, nunca deixe Deus de fora de seus planos e projetos, pois, você jamais alcançará resultados satisfatórios sem ajuda do Todo Poderoso.

Feliz ano novo, que Deus seja prioridade maior em sua vida a cada dia de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário