terça-feira, 4 de novembro de 2014

TRE fecha igrejas evangélicas por propaganda irregular e não dá previsão de reabertura

 
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro lacrou templos das igrejas Universal do Reino de Deus e Mundial do Poder de Deus por conta de propaganda eleitoral irregular no último sábado.
Os templos da Igreja Universal que foram lacrados são a antiga sede da denominação, em Del Castilho, além da filial em Duque de Caxias.
A Justiça Eleitoral determinou que os templos fossem lacrados após uma denúncia anônima. Os fiscais do TRE encontraram material de campanha pró Marcelo Crivella (PRB) e um relatório com instruções que deveriam ser usadas pelos fiéis da denominação que atuariam como militantes.
De acordo com informações do jornal Dia, o relatório apreendido pede a mobilização “através dos grupos da IURD” para uma reunião com pastores e líderes de denominações evangélicas para pedir votos para o “bispo Crivella”.
“Convocar todos os grupos para todos os dias executarmos a ‘Crivellização’, onde indicaremos os melhores lugares a serem alcançados. Necessidade de pelo menos 15 pessoas para o trabalho”, diz um trecho do relatório que foi destacado.
A assessoria de imprensa da Igreja Universal afirmou que “a instituição apurou até agora que um membro da igreja, que fazia trabalho voluntário para o candidato Marcelo Crivella fora do templo de Duque de Caxias (RJ), deixou o material em uma sala, por esquecimento”, e acrescentou que “é lamentável que a igreja esteja sendo punida pelo lapso de um único indivíduo. Contudo, temos confiança de que a situação será esclarecida e a justiça feita”.
Marcelo Crivella se posicionou sobre o episódio através de sua assessoria, e o texto diz que o senador e bispo licenciado da Universal “acha que não se deve fazer nenhuma política dentro de igrejas. E recomenda que não seja feita”, além de acrescentar que “Crivella não foi a nenhuma igreja durante toda a campanha e tampouco exerce qualquer cargo na IURD há mais de dez anos”.

Perseguição?

De acordo com a TV Brasil, um templo da Igreja Mundial também teria sido lacrado pelos mesmos motivos da Igreja Universal. No entanto, a reportagem não informa a localização do templo, muito menos a quem pertenceria o material de campanha supostamente localizado.
O pastor Silas Malafaia usou seu Twitter para informar que um templo da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) também foi vistoriado pelos fiscais do TRE, porém nenhum material de campanha foi encontrado.
“O TRE vasculhou a igreja que sou pastor, sala por sala, nada encontraram. Aqui não é comitê eleitoral, diferente do que Crivella fez com a IURD”, escreveu o pastor Silas Malafaia, que apoiou Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato eleito.
A cantora e pastora Fernanda Brum publicou no Facebook uma imagem em protesto ao fechamento dos templos da Igreja Universal do Reino de Deus e afirmou que a ação era fruto de perseguição religiosa: “15 igrejas Universal lacradas hoje! Começou a perseguição! Vão fechar as nossas também? Minha tenda estará aberta? Que absurdo! Que absurdo! Foto da Catedral em Del Castilho. A guerra eleitoral mexe com líderes, mas não toca na noiva! Não toca no povo de Deus! Vamos orar pessoal! Vamos vigiar!”, publicou a cantora, contradizendo a informação oficial da Justiça Eleitoral de que apenas dois templos foram lacrados.
O pastor Silas Malafaia usou seu Twitter para ponderar as afirmações de Fernanda Brum: “Querida Fernanda Brum, lhe admiro muito, as IURD estão fechadas não por perseguição política e sim por serem usadas como comitê eleitoral. Lamentavelmente Crivella usou as IURD como comitê, quem fechou foi o TRE. Eles também vieram na minha igreja e vasculharam, nada encontraram. A igreja que sou pastor está aberta porque depois da vistoria do TRE, nada encontraram, diferente do que aconteceu na IURD, verdadeiro comitê”.
O Tribunal Regional Eleitoral informou que os templos lacrados continuarão fechados até que a Justiça Eleitoral tome uma decisão a respeito: “A determinação da coordenadoria de fiscalização do TRE é que fique fechada até o final da eleição, mas nós não sabemos se será reaberta na segunda-feira (27). Ainda não temos como afirmar, isso será decidido”, afirmou Adriana Brandão, diretora-geral do TRE-RJ.
 
Por Tiago Chagas / via gospelmais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário