segunda-feira, 29 de junho de 2020

O CRISTÃO E OS CONFLITOS



O CRISTÃO E OS CONFLITOS

“Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: Voltemos para visitar os irmãos em todas as cidades onde pregamos a palavra do Senhor, para ver como estão indo. Barnabé queria levar João, também chamado Marcos. Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho. Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre, mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor”, (At 15.36-40).

Desde a criação do homem, os desentendimentos e conflitos acompanham a humanidade. O ser humano é alguém que vive permanentemente em conflito, seja consigo mesmo, com o próximo ou até mesmo com o Criador. São os mais variados motivos causadores.

O texto acima relata o desentendimento entre dois obreiros de Deus, Paulo e Barnabé. O motivo? Aparentemente insignificante, mas que provocou certo mal-estar entre eles e com aqueles que os cercavam: “...Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram”.

As Escrituras mencionam outros episódios igualmente lamentáveis de falta de entendimentos pessoais. Na igreja de Corinto, por exemplo, Paulo faz referência as dissensões existentes entre irmãos, (1Co 11.18). Aos Gálatas o Apóstolo os compara aos animais, tamanha era a desavença entre eles (Gl 5.15). Tiago de igual modo menciona a razão de muitas guerras e contendas: “de onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras...”, (Tiago 4.1 e 2).  Mas, quais são as causas de tantos conflitos existentes hoje entre os homens?

Conflitos internos, pessoais. O homem, naturalmente enfrenta dilemas, conflitos pessoais. Muitas vezes são as dúvidas e questionamentos existenciais. Interrogações como: que profissão seguir? Que faculdade fazer? Com quem casar? Quantos filhos? Onde morar? São conflitos que levam obrigatoriamente a tomada de decisão. Outras áreas conflitantes, como: quem sou? De onde vim? Para onde vou? Outras relacionadas ao pecado. Paulo, faz referência ao conflito interior que o desafiava: “Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. E, se faço o que não desejo, admito que a lei é boa. Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo”, (Romanos 7. 15-20). Tais conflitos angustiam e tiram a paz e devem ser administrados sob a orientação espiritual.

Conflitos horizontais, com o próximo. São muitos os fatores causadores, por exemplo: quanto as opiniões, ou ponto de vista de cada um, quanto ao gosto ou preferências, como time de futebol, ideologias e partidos políticos, religiões, crenças, etc. Pessoas altamente ambiciosas e sem caráter buscam a projeção e a riqueza a todo custo. Tais pessoas não respeitam limites e usam de agressividades e violências contra o seu próximo passando por cima de toda a lei e a ética. Hoje estamos vivenciando em nossa nação, uma crise jamais vista, fruto exatamente dos conflitos políticos, econômicos, sociais, egoísticos, imorais, ilegais, injustos.

Os conflitos geralmente causam suas consequências. A discordância é natural, afinal cada um de nós temos nossa linha de pensamento distinto e preferências divergentes. Na vida devemos entender que as divergências ocorrem. “Duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo?”, (Amós 3.3).  Paulo e Barnabé naquele momento face ao desacordo seguiram caminhos opostos.

Conflitos verticais, com Deus. Outra grande área de conflito do homem se dá para com o Criador. É impressionante como existem pessoas que lutam contra Deus e fazem de tudo para afrontá-lo. Os ateístas fazem de tudo para provar a inexistência do Criador, inútil. Os pecadores querem continuar com seu estilo de vida e se justificando que Deus é amor e não irá condená-los. Estão enganados. Os religiosos ensinam o falso evangelho com objetivos de benefícios pessoais. Certamente irão prestar contas. Enfim poderíamos continuar mencionando muitos outros fatos atuais que indicam a luta do homem sem o mínimo de pudor e temor provocando o Senhor.

Conflitos sempre existirão, afinal vivemos num mundo caótico e entre seres imperfeitos. Porém, no que depender de nós vivamos em paz e sejamos promotores da paz.  A Bíblia diz que “ao servo do Senhor não convém contender, mas ser manso para com todos”, (2Tm 2.24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário