segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

A BÍBLIA E O CARNAVAL

Resultado de imagem para carnaval 2020



A BÍBLIA E O CARNAVAL

Fevereiro é o mês em que o país para e todas as atenções se voltam para a festa mais popular do Brasil, o carnaval. Pessoas em todas as cidades grandes e pequenas largam tudo e se entregam e se dedicam aos blocos carnavalescos e seus desfiles nas grandes avenidas e ruas nos seus trios elétricos. Pessoas há, que, se preparam o ano inteiro para tal festejo e não medem esforço, seja físico ou financeiro. Mas, o que significa o carnaval? Carnaval ou folia quer dizer divertimento da carne, satisfação, ou prazer da carne, farra, loucura, enfim.

O termo italiano carnavale, significa “adeus à carne”, é a festa da alegria, da folia da orgia, da diversão e da ilusão.

O carnaval e sua comemoração não coisa recente. No Egito antigo, no outono, era realizada a festa do boi Apis - animal sagrado. Era escolhido o boi mais bonito e todo branco, pintavam-no com cores variadas e era conduzido pelas ruas e levado até o Rio Nilo, onde era afogado. No decorrer da caminhada, sacerdotes, magistrados, homens, mulheres e crianças fantasiadas grotescamente, iam atrás dele dançando, cantando, em promiscuidade até o local do seu afogamento.

A festa foi levada para outros países, sob outras formas e denominações. Em Roma, tomou o nome de Bacanal em homenagem ao deus do vinho Baco. Durante as comemorações os estabelecimentos comercias eram fechados enquanto se abriam todos os lugares de divertimentos, onde imperava a devassidão, a orgia e os prazeres sensuais desenfreados.

Não se pode ignorar que o carnaval é uma festa religiosa, originada do paganismo antigo, dedicado a Momo - deus da zombaria, do sarcasmo. Momo é deus morto, cultuado pelos foliões e que conforme a mitologia foi expulso do Olimpo, para ser na terra o rei dos loucos.

Mas não podemos desprezar a Bíblia e seus ensinamentos. De acordo com as Escrituras, a criação humana possui duas naturezas: a natureza divina que é o espírito e a natureza terrena que é o corpo ou a carne. Paulo diz: “a carne cobiça contra o espírito, e o espírito contra a carne, estes se opõem um contra o outro”. O espírito inclina-se para as coisas celestiais e a carne para as coisas terrenas, carnais. O homem que anda nas festas carnavalescas, ou seja, na bagunça de sua carne, torna-se inimigo de Deus e de sua Palavra. Será esta sua situação?

A partir da quarta-feira de cinzas, os noticiários e jornais certamente mostrarão as estatísticas do que foi o carnaval, ou seja suas consequências. A festa é portadora de tristes consequências ao indivíduo, à família, e à sociedade. Todos os anos o governo brasileiro distribui milhares de camisinhas e seringas descartáveis para os foliões mostrando, assim, que o carnaval é a festa da promiscuidade, da imoralidade. Durante estes dias acontecem as maiores depravações jamais vistas, como prostituições, alto consumo drogas e bebidas alcoólicas, adultérios, suicídios, crimes, mortes, assaltos, roubos, jovens grávidas, estupros, homossexualismo, masculino e feminino, e toda sorte de imoralidades.

Com certeza o carnaval conduz as pessoas para a morte e condenação eternas, mas há uma boa notícia, o Espírito Santo conduz o homem para o Calvário, para o encontro com Jesus o Filho de Deus. “... nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Romanos 8.1).

Assim, carnaval é festa religiosa que confronta o cristianismo verdadeiro. A festa carnavalesca cultua o falso deus Momo que constitui ofensa à pessoa do Deus vivo Criador e verdadeiro. O carnaval é pecado e a Bíblia diz que o pecado gera a morte: “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6.23). “Porque se viverdes segundo a carne morrereis, mas se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis”.

Como é importante atentarmos para os ensinamentos bíblicos, pois nos apresentam não somente o triste quadro da natureza humana e suas consequências, como mostra de igual modo a saída, ou seja, o livramento de tal situação. Ainda há tempo, corra para a vida que está em Cristo Jesus o Senhor e Salvador. Deus não tem prazer na morte e condenação do pecador, mas seu plano é que todos venham ao arrependimento, por isso Ele enviou Seu Filho Jesus, não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário