terça-feira, 29 de outubro de 2019


ANSIEDADE E SEUS PERIGOS
(Mt 6.25-34; Fp 4.6 e 7).

A ansiedade é natural e faz parte das emoções de todas as pessoas. Ela atinge crianças e adultos, homens e mulheres, ricos e pobres. É natural sentir ansiedade diante de decisões importantes. Não são poucas as pessoas que sofrem de ansiedade. Segundo a OMS, cerca de 50% das pessoas que passam pelos hospitais são vítimas da ansiedade. É um estado emocional de inquietude, medo e perturbação do sistema nervoso central. Significa "estar indevidamente preocupado", "ter ansiedade" ou "estar em ansiedade desnecessária", é como ser puxado em “diferentes direções”.

SINTOMAS DA ANSIEDADE.

São diversos seus sintomas, Salomão menciona o abatimento como um desses sintomas: "a ansiedade no coração do homem o abate", (Pv 12.25). Pessoas ansiosas se abatem com facilidade. Sentem-se pressionadas e ameaçadas por todos os lados. Sofrem por antecipação. A aflição, a angústia, a perturbação sem causa, a insegurança, a insônia, a sensibilidade (choro sem motivo), o descontrole emocional, a pessoa pensativa, desligada do mundo, a irritabilidade, a precipitação no agir, são alguns de seus sintomas.

CAUSAS DA ANSIEDADE.

Existem algumas situações que provocam a ansiedade, tais como: A desestabilidade familiar, o receio do desemprego, ameaça de morte, as enfermidades, a perda do controle de certas situações, a solidão, os prejuízos financeiros, as dívidas. Uma das maiores causas da ansiedade é o excesso de preocupação pelas coisas materiais, pois pessoas assim vivem inquietas e sem paz. 

OS PERIGOS DA ANSIEDADE.

A pessoa ansiosa perde o equilíbrio, e em consequência, pode ser acometida de diversos prejuízos, sofrimento desconforto pessoal, social, afetivo, sexual, profissional, acadêmico, afetando, até mesmo sua qualidade de vida. Tendência a viver com medo, ao receio da rejeição, ao desequilíbrio emocional.

CONSELHOS DE PAULO PARA ADMINISTRAR A ANSIEDADE.

Paulo, o apóstolo proporciona preciosas e indispensáveis lições a todos os que vivem a beira da ansiedade. Aos Filipenses capitulo 4 encontramos tais recomendações, vejamos:

1)    Oração, “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;” (Fp 4.6). O antídoto adequado para a ansiedade é abrir efusivamente o coração de Deus, e isto podemos fazer através da oração. Se a ansiedade é uma doença, a oração é o remédio. “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?” - (Sl 27.1);

2)    Pensamentos sadios, “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. (Fp 4.8). Por que o pensamento? Porque nossas guerras e batalhas têm origem na mente e é na mente que a guerra é ganha ou perdida. Se acumularmos assuntos desonesto, injustos, ilegais e imorais, logo seremos praticantes de tudo que existe na nossa mente.

3)    Prática do aprendizado, “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco” (Fp 4.9). Interessante aqui, a escala apresentada pelo apóstolo: “... aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes”. A importância não está somente no pensar, mas em pôr em prática todo o aprendizado. Portanto o “praticai” dito por Paulo o não atropelar a consciência, fazer o que é correto, não pular etapas ou seguir atalhos é ser e viver com integridade.

4)    Contentamento, “Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade” (Fp 4.12). Paulo demonstra através de sua própria experiência de vida o que é superar os problemas e evitar a ansiedade. Ele ensina a que devemos nos contentar com o conteúdo de cada situação.

5)    Segurança em Deus, “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus” (Fp 4.19). Finalmente o apóstolo diz de uma forma simples e descomplicada a razão para não temer os dias difíceis e nem se preocupar com a ansiedade. Aliás, tal segurança é uma das marcas de Paulo. “Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia” (2Tm 1.12). Alguém com tal comportamento jamais se deixará alcançar pela ansiedade.


CONCLUSÃO.

Vivermos despreocupadamente, naturalmente, não significa dizer que somos isentos dos problemas, mas sim que todo o peso que esses fardos representam em nossas vidas é perfeitamente administrável.Bendito seja o Senhor, que diariamente leva a nossa carga, o Deus que é a nossa salvação” (Sl 68.19). A Bíblia Viva diz: "Louvado seja o Senhor! Ele leva nossos problemas e nos dá a sua salvação". Descansemos, pois no SENHOR. “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pd 5.7).


Nenhum comentário:

Postar um comentário