quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Morre aos 101 anos, o reverendo Enéas Tognini

Morre aos 101 anos, o reverendo Enéas Tognini

Fundador da Igreja Batista do Povo e do Seminário Teológico Batista Nacional

Fonte: Guia-me | 

Morre aos 101 anos, o reverendo Enéas Tognini
Faleceu na manhã desta quarta-feira (9), aos 101 anos de idade, em São Paulo (SP), o reverendo Enéas Tognini, fundador da Igreja Batista do Povo e do Seminário Teológico Batista Nacional. 
No início de março deste ano, o pastor Enéas foi submetido a uma cirurgia de emergência, para retirar um tumor do intestino. Apesar da idade avançada, sua boa recuperação pós-cirúrgica chegou a deixar a equipe médica otimista. Cerca de uma semana depois do procedimento, Tognini recebeu alta do hospital, porém o líder passou a ter acompanhamento médico regularmente em sua casa.
Em nota, o atual líder da Igreja Batista do Povo, pastor Jonas Neves lamentou o falecimento do amigo. Confira abaixo:
"Com pesar, comunico o falecimento do colega e amigo amado pastor Enéas Tognini.
Pastor, professor, escritor, fundou o Seminário Teológico Batista Nacional (STBN), e a Igreja Batista do Povo. Avivalista, é reconhecido como um dos maiores responsáveis pelo movimento de renovação espiritual da Igreja Evangélica Brasileira e pela criação da Convenção Batista Nacional.
A saudade causada pela ausência do nosso Pastor Enéas é compensada pela lembrança dos muitos frutos deixados e pela certeza de que nos encontraremos na Glória.
Que o Espírito Santo de Deus console os familiares, as ovelhas da IBP e os amigos!
Pastor Jonas Neves de Souza"
Histórico
Enéas Tognini ajudou a escrever parte da história da igreja cristã protestante no Brasil. Filho de imigrandes italianos e nascido em 20 de abril de 1914, no município de Avaré (SP), formou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro. Chegou a pastorear as igrejas Batista do Barro Preto (Belo Horizonte) e a Batista de Perdizes (São Paulo).
Sua influência estendeu-se sobre líderes, não apenas da Igreja Batista, mas de diversas outras denominações.
Já na década de 1960, pastor Enéas foi um dos grandes líderes do avivamento espiritual, que originou a Convenção Batista Nacional (CBN) e tornou-se presidente desta entidade.
Seu nome acabou sendo sempre ligado à obra pentecostal por pregar a doutrina do chamado Batismo no Espírito, fazendo sempre menção também dos dons espirituais.
Ao longo de seu ministério, o fundador da Igreja Batista do Povo e do Seminário Teológico Batista Nacional conquistou respeito, como líder espiritual e também como professor e orientador educacional. Prova disto é que chegou a trabalhar também em outras instituições de ensino, como o Colégio Batista Brasil e a Faculdade Batista de Teologia.
Escritor conceituado na literatura cristã nacional, pastor Enéas lançou mais de 48 livros, foi reconhecido como membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e chegou a presidir a Sociedade Bíblica do Brasil.
Já em 2002, foi agraciado com com o título de Cidadão Paulistano.
Enéas Tognini deixa a esposa Élia e suas duas filhas, Dinéa e Edna.
As últimas informações são de que o corpo do pastor Enéas Tognini ainda estaria no hospital do Igesp, e será conduzido assim que possível para o ofício fúnebre, na Igreja Batista do Povo (Rua Domingos de Morais, 1.100), em São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário