sábado, 1 de setembro de 2012

DICIONÁRIO BÁSICO DE EVANGELIQUÊS

 




Os evangélicos hoje são uma boa parte da população brasileira e nesse meio uma verdadeira cultura se desenvolveu de modo até serem criados termos e expressões próprios deles. Muitas vezes quem tá de fora, ou mesmo alguns do próprio meio evangélico não entendem esse linguajar que foi apelidado de "evangeliquês". Por isso o G@ elaborou uma pequena pesquisa para que você tenha um glossário básico para entender o que os evangélicos falam:

ATRIBULADO - pessoa que é confusa, ou não é um crente verdadeiro.

CANELA DE FOGO - é o varão espiritual cheio de unção e que vive no mistério

CAJADADA - Repreensão, exortação, correção através de uma pregação

COSTELA - termo para se referir à mulher que seria o par perfeito para um irmão, numa alusão à Eva

CHEIO DO ESPÍRITO - estar num estado espiritual muito intenso, no qual a pessoa pode estar mais propensa a ser usada por Deus para alguma causa

DAR TERRA - No movimento pentecostal seria quando uma pessoa fica num estado de transe que é atribuído ao Espírito Santo

DETERMINAR - falar algo que deseja como princípio para alcançá-lo

DO MUNDO - que ou quem não faz parte da crença evangélica

FOGO - Referente ao movimento pentecostal. Antigo termo para “reteté”. Ex: "Aquela música é de fogo" (musica de cunho pentecostal)

FICAR EM ESPÍRITO DE ORAÇÃO - seria como orar em silêncio. Ex:"que os irmãos fiquem em espírito de oração enquanto eu prego"

EM CRISTO - expressão para reforçar que algo está dentro das normas evangélicas. Ex: "eu te amo em cristo"

HOMEM DE BRANCO - Jesus Cristo

IRMÃO - Evangélico

LAÇO DO INIMIGO - Diz-se ser algo tipo de cilada que Satanás planejou para enganar um crente.

LEVITA - Músico que toca na igreja

LOUVOR - Música Gospel

LOUVAR - Cantar música Gospel

MOVER - Referente ao agir de Deus Ex: "Eu vejo um grande mover sobre essa igreja"

MISTÉRIO - Os cristãos do mistério usam essa expressão sempre que estão diante de algo misterioso.

MINISTRAR - Basicamente o mesmo que Pregar, podendo ser realizado durante o Louvor (Música) Ex: A irmã ministrou durante o louvor"

MINISTÉRIO - Responsabilidade ou Grupo na Igreja que tem um objetivo específico. Ex: Ministério de Louvor; Ministério de Dança; Ministério de Evangelismo, etc

NA CARNE - Crente que não está no nível de espiritualidade dos outros irmãos e por isso tem atitudes que são reprovadas. ex: "O irmão estava dançando na carne"

NO ESPÍRITO - É o inverso de "na carne". Ou seja é quando o irmão está dentro do padrão esperado para um crente. Diz-se então que esse irmão é "espiritual". Ex: "O irmão Fulano orou no espírito"

OPORTUNIDADE - Comum nas igreja pequenas, é a situação em que um irmão convoca outro pra ir à frente de todos pra realizar algo no culto, como cantar, orar, ler a bíblia, etc. Ex: "O irmão Beltrano está com a oportunidade para orar"

PREGAR - Falar alguma mensagem ou estudo de cunho bíblico. Basicamente é o trabalho dos Pastores.

QUEIMA JESUS! - Expressão de reprovação.

RECEBA! - termo muito comum no pentecostalismo/neo-pentecostalismo que é utilizado para incentivar os irmão à acreditarem que ganharão da parte de Deus uma benção, uma dádiva, um desejo, etc. Ex: "Receba sua vitória meu irmão!!"

RETETÉ - Movimento pentecostal no qual as pessoas dizem ser levadas pelo Espírito Santo a realizarem movimentos contínuo e repetitivos numa espécie de transe. Nesse contexto ocorrem profecias e pessoas falando línguas estranhas

TÁ AMARRADO! - Expressão direcionada ao diabo e seus demônios. Acredita-se que quando um crente fala isso ele imobiliza qualquer ação demoníaca. É usada também como forma de negação extrema. Ex: "Tá Amarrado em Nome de Jesus!"

TÁ REPREENDIDO! - Mesmo significado de "Tá Amarrado!"

TÁ LIGADO! - Expressão que significa concordar com algo que outro crente falou.

TREMENDO! - Serve para informar que algo foi maravilhoso. Ex: "O culto foi Tremendo!"

TÔ NA BENÇÃO - Expressão que significa estar bem, tranquilo, calmo, relaxado, não ansioso.

TOME POSSE - vide "RECEBA!"

UNÇÃO - Um poder sobrenatural que faz as pessoas terem sensações e arrepios. Somente alguns espirituais conseguem um grande estágio em unção.

VARÃO - Homem Crente

VASO - pessoa usada por Deus e de grande espiritualidade

VIGIAR - tomar cuidado com suas atitudes para não errar

Nenhum comentário:

Postar um comentário