quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PROSPERIDADE NEGA DOUTRINA

Bispo Cavalcanti, antes de ser assassinado, criticou teologia

Assassinado na madrugada de domingo em Olinda (PE), o bispo anglicano Robinson Cavalcanti, em suas últimas entrevistas publicada em um jornal de Itaquá (SP) lembro que: ‘“Falar em encosto no meio protestante é fazer tremer os ossos de Lutero”.


Ex-responsável pelas igrejas anglicanas espalhadas pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Norte, o religioso discordou publicamente da ordenação de homossexuais nos quadros da Igreja Anglicana nos EUA, fato que lhe rendeu anos de polêmicas e conflitos no interior da denominação.


De acordo com a policia, o autor do crime é o filho adotivo do casal Eduardo Olímpio Cotias Cavalcante, de 29 anos. O rapaz morava nos Estados Unidos desde os 16 anos de idade e teria voltado ao Brasil há cerca de 15 dias depois de ter sido preso no país estrangeiro várias vezes por envolvimento com drogas e outros delitos.


Em entrevista ao jornal o líder fez distinção entre protestante e evangélico. “O termo protestante é bem amplo e diz respeito às igrejas oriundas ou influenciadas pela reforma protestante, embora algumas igrejas existam desde antes da reforma. No Brasil, o ‘protestante de IBGE’ é mais elástico, incluí denominações ‘para-protestantes’ como os adventistas e seitas para--protestantes como os mórmons, além do imenso mundo neopentecostal que no IBGE e no senso comum é tratado como protestante, mas que nem historicamente e nem doutrinariamente tem qualquer ponto de ligação. Evangélico na Europa é sinônimo de protestante, no sentido de ser reformado, mas no Brasil diz respeito a ala dos protestantes que crê na autoridade das Sagradas Escrituras, na singularidade de Cristo, no papel central da Cruz. Portanto, não-evangélico seriam as seitas e denominações para-protestantes como testemunhas de Jeová, mórmons, ciência cristã, neopentecostais e correntes do liberalismo teológico.” Ele criticou os costumes da universal: “falar em encosto no meio protestante é fazer tremer os ossos de Martinho Lutero e declarou que a teologia da prosperidade não é biblicamente correta: “A teologia da Prosperidade nega toda a doutrina cristã de dois mil anos, baseada na simplicidade, despojamento e na crença da recompensa pela vida eterna.No fundo esta teologia é uma maneira de acomodar o cristianismo ao capitalismo, que se torna hegemônico após queda do muro de Berlim, a crise da socialdemocracia e a ausência, no momento, porque a história é dinâmica, de alternativas.”


Ele discordou da posição da Igreja Anglicana americana que apoiou a ordenação de homossexuais praticantes. “A Igreja Anglicana sofreu, a partir dos anos 80, uma forte influência da teologia liberal norte--americana, que resultou numa ligação intima com setores anglicanos no Brasil por meio de verbas, intercâmbio, etc (...) Em 1998 a conferência aprovou com mais de 80% dos seus delegados uma resolução sobre sexualidade humana e eu fui o único bispo do Brasil que votou a favor. Os demais votaram com a minoria norte-americana.”


Por: Redação Creio

Nenhum comentário:

Postar um comentário