segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CONHEÇAM O MINISTÉRIO CANAÃ, A ASSEMBLÉIA DE DEUS QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

CONHEÇAM O MINISTÉRIO CANAÃ, A ASSEMBLÉIA DE DEUS QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

Postado no blog do Pr. Guedes

Panorama do Santuário Canaã em Fortaleza - 12.000 lugares.
Conheça a Igreja que está descomplicando o Evangelho e trazendo um avivamento para todo o Estado do Ceará

Estive em Fortaleza a convite do Pastor Jecer Goes. Temos afinidades: somos cearenses e minha família congrega com ele. As surpresas começaram no aeroporto, quando fui recebido por ninguém mais ninguém menos que o próprio pastor-presidente (título que ele rejeita, preferindo líder). Senti-me importante, como ele mesmo diz. Minha visita deu-se em meio a uma grande festa de jovens, contando com a presença do Pastor Jairo Cairo do Rio Grande Norte, da ex-moradora de rua e hoje cantora e pregadora Flor Deliz, do Rio de Janeiro. Senti o mover de Deus de uma forma poucas vezes vista: pessoas indo à frente para entregar suas vidas a Jesus antes de qualquer apelo. No primeiro dia foram 34, no segundo 45, no último 50. Na ceia, realizada no último domingo, aconteceu o mesmo, quando um homem disse não aguentar mais a voz dentro dele dizendo: “Vá à frente e receba Jesus”. Após ele foram outras 49 e isso tudo ainda antes da Palavra.

Fundada em dezembro de 1999, portanto, com apenas 11 anos de existência, a Assembleia de Deus Canaã, conta hoje com cerca de 140 congregações, um seminário teológico, um santuário para 12.000 lugares, uma rádio, duas fazendas (uma delas com 852 hectares), um grande hospital evangélico em construção e a mais recente conquista: um canal aberto de TV para todo o Estado e com capacidade de expansão para todo o Nordeste brasileiro. Essa TV terá em breve um sinal para 5 milhões de parabólicas, atingindo as Américas do Sul e Central. Para se ter uma ideia da grandeza desse trabalho, o site da TV recém adquirida tinha registrado, durante seus cinco anos de existência, apenas 6.500 acessos. Somente durante a entrevista dos pastores Jecer e Davi Goes, que durou cerca de uma hora, o site congestionou e teve cerca de 41.500 novos acessos.

Estive pensando qual seria o segredo do crescimento dessa igreja e entendi que estamos diante de um mover do Espírito por conta da descomplicação do Evangelho, da desburocratização do relacionamento líder-membros e da transparência na relação igreja-dinheiro-obra.

Descomplicando o Evangelho.

Embora preparado espiritual, teológica e culturalmente para pregar belíssimos sermões, o líder da Canaã não se deixa levar pela vaidade dos grandes nomes evangélicos ou pela pompa dos tele-evangelistas. Traduz a mensagem de Cristo de forma simples, de modo que todos a compreendam e a aceitem. Comparo sua voz a de um arauto, como João Batista, que pregava no deserto, e todos iam ter com ele para ver quem era aquele pregador e que nova mensagem seria aquela. Por conta disso, a capital do Ceará está sendo sacudida por um movimento do Espírito que não tem pressa para terminar, ou seja, está apenas começando e ainda tem muito para crescer e confundir. De todos os cantos do Brasil, pastores, cantores e crentes de um modo geral visitam Fortaleza para conhecer essa obra e ficam admirados com os resultados obtidos em tão pouco tempo e de modo tão simples.

A relação líder-membros.

Pastor Jecer é homem culto, mas simples em suas relações. Dinâmico e possuidor de um carisma em extinção trata todos indistintamente, chamando-os de filhos, enquanto os abraça, beija e cheira. É comum vê-lo no meio do povo, abraçando e deixando-se abraçar por jovens e velhos, chorando com os que choram e resolvendo os problemas mais difíceis de seus filhos na fé. Em suas pregações mistura conceitos teológicos, psicológicos e sociológicos profundos com uma linguagem simples, do povo. Suas expressões, próprias da terra cearense são comuns em seus sermões, cativando sua comunidade e arrancando risos, quando brinca, e lágrimas, quando fala das grandezas de Deus.

Transparência na relação igreja-dinheiro-obra.

O fundador do Ministério Canaã faz questão de viver pela fé. Mora em uma casa simples nos arredores do grande santuário e não aceita receber dinheiro da igreja. É contrário e denuncia os pastores que ganham altos salários, vivem encastelados em confortáveis gabinetes de luxo, andando em carrões (muitas vezes blindados) e morando em mansões, enquanto o povo que dizima e oferta vive em pobreza e necessidades. Alguém poderia perguntar: "Como vive o Pastor dessa igreja?" Os membros cuidam dele e de sua família, pagando sua faculdade de psicologia, suas compras, seus sapatos e roupas – eu mesmo presenciei por diversas vezes o pastor fazendo “vaquinha” entre os irmãos para rachar as despesas nos restaurantes.

Em nome da moralidade e restauração do Evangelho puro e simples nas igrejas, Pastor Jecer tem rejeitado títulos e reconhecimentos públicos de seu trabalho para o Senhor. Os políticos, por exemplo, não tomam lugar e nem fazem uso do púlpito, mas assentam-se juntamente com os demais. Por isso tem sido perseguido e ameaçado. Não concorda em dar cachês a cantores famosos e investe todo o dinheiro dos dízimos e das ofertas na construção dos templos, hospital, rádio e TV. Medindo cerca de um metro e sessenta e cinco de altura, esse grande homem de Deus, tem uma visão integral do Reino, projetando a criação de um casa de reabilitação para ex-drogados (na fazenda) e ainda pretende criar um centro educacional totalmente evangélico.

Participei do último batismo, realizado na piscina da Fazenda Canaã. Neste ano o número de batizados chegou a cerca de 3.000 novos membros. Sua meta para este ano é de 6.000 crentes batizados. No início do ano realiza 12 cultos (um para cada mês do ano) e durantes esses cultos que iniciam as atividades anuais declarou que a meta de sua igreja em 2011 é: “Cinco anos em um”! Deus o está honrando!



Cerca de 900 novos crentes foram batizados na piscina da Fazenda Canaã
Não posso negar que fiquei apaixonado pelo modo como Deus está conduzindo essa igreja. Ouvi o testemunho de diversos visitantes, pastores e cantores, entre eles, o Pastor e cantor Vitorino Silva, que disse sobre sua impressão do culto na Canaã: “O Evangelho é simples. Nós é que complicamos...”. Vi no Ministério Canaã um fio de esperança para um avivamento que possa se estender sobre toda a nossa nação.

Quero deixar duas perguntas. Por que igrejas bem mais antigas, tradicionais e históricas não conseguem ir além de alguns poucos templos e um programa em rádio pirata? Será que não está na hora de olharmos para esse modelo de igreja implantado na capital cearense e mudarmos algumas coisas em nossas igrejas evangélicas?

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!